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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação do campo e movimentos sociais: a interface do ensino entre campo e cidade, um estudo de caso na ilha do Arumanduba
metadata.dc.creator: FERREIRA, Thayres André
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUSA, Deusa Maria de
Issue Date: 8-Jul-2019
Citation: FERREIRA, Thayres André. Educação do campo e movimentos sociais: a interface do ensino entre campo e cidade, um estudo de caso na ilha do Arumanduba. Orientadora: Deusa Maria de Sousa. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2449. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa se pauta em analisar como se dá o processo educacional na Escola Nossa Senhora da Paz, objetivando compreender e demonstrar a pertinência social e acadêmica da pesquisa ao desvelar os fatores que podem ser um dos determinantes para contribuir para o índice de migração dos alunos das escolas do campo para escolas urbanas. O estudo de caso apresentado nesta pesquisa se deu por meio de entrevistas de professores, alunos e ex-alunos da referida escola, localizada na zona rural do município de Abaetetuba. As contribuições de Hage (2005), Molina (2017), Arroyo (2007) e Freire (2005), entre outros autores, foram fundamentais para as discussões acerca da educação no campo com um currículo educacional que promova o próprio indivíduo. Diante das devidas reflexões, consideramos que a permanência e um futuro educacional na zona rural dependem de melhorias no sistema como um todo, visando, dessa forma que os alunos dessas localidades não precisem recorrer às escolas urbanas para terem seu direito à educação de qualidade.
metadata.dc.description.resumen: La presente investigación se basa en analizar cómo se lleva a cabo el proceso educativo en la escuela Nossa Senhora da Paz, con el objetivo de comprender y demostrar la relevancia social y académica de la investigación al revelar los factores que pueden ser uno de los determinantes para contribuir a la tasa de migración de los estudiantes de las escuelas del campo a las escuelas urbanas. El estudio de caso presentado en este estudio se realizó a través de entrevistas a maestros, estudiantes y ex alumnos de esta escuela, ubicada en la zona rural del municipio de Abaetetuba. Las contribuciones de Hage (2005), Molina (2017), Arroyo (2007) y Freire (2005), entre otros autores, fueron fundamentales para las discusiones sobre educación en el campo con un currículo educativo que promueve al individuo. Ante la debida consideración, consideramos que la permanencia y el futuro educativo en el área rural dependen de las mejoras en el sistema en su conjunto, de modo que los estudiantes de estas localidades no tengan que recurrir a las escuelas urbanas para tener su derecho a una educación de calidad.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Educação no campo
Direitos
Ensino
Docência
Educación en el campo
Los derechos
La enseñanza
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Educação do Campo - CABAE

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