Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2441
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Title: Avaliação da qualidade da água manancial de abastecimento da cidade de Parauapebas - PA e propostas de elementos de gerenciamento para conservação e uso sustentável
metadata.dc.creator: AMORIM, Sibele Queiroz
metadata.dc.contributor.advisor1: MATTA, Milton Antônio da Silva
Issue Date: 5-Mar-2008
Citation: AMORIM, Sibele Queiroz. Avaliação da qualidade da água manancial de abastecimento da cidade de Parauapebas - PA e propostas de elementos de gerenciamento para conservação e uso sustentável. Orientador: Milton Antônio da Silva Matta. 2008. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Hídrica e Ambiental) - Faculdade de Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2008. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2441. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Diversos são os fatores que causam a degradação dos mananciais e põem em risco o abastecimento de água à população, dentre esses fatores podemos destacar os desmatamentos, mineração, lixão, disposição incorreta dos resíduos sólidos, lançamento de esgoto, erosão, assoreamento e crescimento desordenado dos núcleos habitacionais. O Rio Parauapebas é o principal manancial de abastecimento para o município de Parauapebas, sendo o responsável por toda a oferta de água para abastecimento da cidade. O estudo sobre a avaliação da qualidade da água desse manancial é relevante uma vez que diversos fatores poderão em pouco tempo comprometer significativamente a qualidade da água captada para o abastecimento. Os resultados obtidos por meio das análises das amostras de água nos 05 (cinco) pontos de amostragem permitiram concluir que ainda que se observe acentuada expansão urbana próxima ao manancial de abastecimento, de forma geral, este ainda apresenta uma boa qualidade ambiental com características fisico-químicas e químicas adequadas para o uso em questão. Como forma de direcionar as ações pertinentes à conservação e usos sustentável dos recursos hídricos foram propostas ações para a utilização, proteção, conservação e manejo sustentável e racional de recursos hídricos baseados nas necessidades e prioridades da comunidade, dentro do quadro da política nacional de desenvolvimento econômico.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Keywords: Água
Qualidade
Análise
Parauapebas - PA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Especialização em Gestão Hídrica e Ambiental (GHA) - IG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCE_AvaliacaoQualidadeAgua.pdf978,24 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons