Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2434
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Title: Avaliação do sistema de abastecimento público e análise da qualidade do Rio Chumucuí como fonte hídrica para o município de Bragança - Pará
metadata.dc.creator: GOMES, Jean Neves
metadata.dc.contributor.advisor1: MATTA, Milton Antônio da Silva
Issue Date: 29-Feb-2008
Citation: GOMES, Jean Neves. Avaliação do sistema de abastecimento público e análise da qualidade do Rio Chumucuí como fonte hídrica para o município de Bragança - Pará. Orientador: Milton Antônio da Silva Matta. 2008. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Hídrica e Ambiental) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2008. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2434. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O rio Chumucuí é afluente da margem esquerda do rio caeté e possui 12 km de extensão no município de Bragança. Desde 1988 é utilizado pela COSANPA como um ponto de captação de água para o abastecimento público da cidade. Porém apesar de aparente abundância de água, parte significativa da população bragantina enfrenta grandes problemas relacionados à sua qualidade e distribuição, o que resulta em vários problemas, principalmente no que diz respeito à saúde dos consumidores. Deste modo, a pesquisa tem como objetivo principal comparar a qualidade hídrica do rio Chumucuí com os parâmetros estabelecidos pela resolução do CONAMA nº 357 (2005) e identificar os principais fatores que interferem nas características físicas, químicas e teor de coliformes termotolerates da água como potenciais poluidores e os múltiplos usos do rio. Foram coletadas sete amostras de água, no período de abril de 2006 a fevereiro de 2007, próximo ao ponto de captação da COSANPA, obedecendo a associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de 1987 para preservação e armazenamento das amostras, e para as análises laboratoriais utilizou-se como referência a AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION (APHA) de 1976. A temperatura do rio Chumucuí variou entre 26 ºC a 27º C. a transparência apresentou visibilidade entre 43 a 93 cm, correspondendo a profundidade do rio que apresentou-se entre 105 cm a 160 cm. A turbidez oscilou entre 9.32 e 47.9 (UNT) e o pH ficou entre 4.9 e 6.9. Os valores de oxigênio dissolvido variaram de 5.1 mg/L e 8.98 mg/L. A Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), apresentou-se valores de 0.64 mg/L e 4.56 mg/L. Os resultados encontram-se dentro dos padrões do CONAMA, porém faz-se necessário o tratamento convencional, o que não ocorre na prática devido ao precário sistema de tratamento de água da cidade. Portanto, é imprescindível uma reestruturação da ETA de Bragança e uma ampliação da rede de distribuição de água potável no município, uma vez que a saúde pública das áreas urbanas e rurais está diretamente relacionada a qualidade da água consumida (CONAMA).
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Keywords: Água
Qualidade
Análise
Físico-químico
Hidrologia
Rio Chumucuí - PA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Especialização em Gestão Hídrica e Ambiental (GHA) - IG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCE_AvaliacaoSistemaAbastecimento.pdf2,4 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons