Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2426
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: A atuação do Fórum Regional de Educação do campo: ações dirigidas aos cursos de licenciatura em educação do campo do campus universitário de Abaetetuba
metadata.dc.creator: MUNIZ, Jose Luis Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: TOUTONGE, Eliana Campos Pojo
Issue Date: 17-Oct-2018
Citation: MUNIZ, Jose Luis Rodrigues. A atuação do Fórum Regional de educação do campo: ações dirigidas aos cursos de licenciatura em educação do campo do campus universitário de Abaetetuba. Orientadora: Eliana Campos Pojo Toutonge. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2426. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O artigo discorre sobre a Educação do Campo, focalizando a atuação do movimento social Fórum Regional de Educação do Campo (FORECAT II) em relação ao processo de implementação das turmas de Licenciatura em Educação do Campo no Campus Universitário de Abaetetuba, especialmente tratando da formulação e efetivação desta política educacional. Nesses termos, buscamos analisar como os atores responsáveis atuam para a efetivação dessa formação superior buscando com isso, adentrar nas contribuições, anseios, diálogos e visões acerca da educação do campo na Região do Baixo Tocantins. Detidamente, a pesquisa ensejou sobre o tema junto de egressos da Licenciatura de Educação do Campo da área da Ciências Naturais (PROCAMPO) turma de 2011 e da turma de 2017, lideranças-membros dos Movimentos Sociais no FORECAT, professores, lideranças do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Abaetetuba (STTRA) Lideranças do Movimento dos Ribeirinhos das ilhas e Várzea de Abaetetuba (MORIVA) lideranças da colônia Z-14 de Abaetetuba e demais participantes. O estudo teve por base análise de documentos históricos retratando a ação desses movimentos além de entrevistas acerca de visões deste sobre a educação do campo. Após a recolha de alguns dados e da análise ponderamos que através das intensas e recorrentes discussões e ações por parte de alguns representantes do (FORECAT II) e de estudantes, são pontuados avanços significativos, entre estes, o aumento de turmas de Licenciatura em educação do Campo no Campus, a organização e criação da Faculdade de Educação do Campo entre outros aspectos, o que não exime a necessidade de um debate mais abrangente e orgânico sobre a Educação do Campo na região tocantina em suas interfaces políticas e culturais, envolvendo os diversos segmentos envolvidos, sejam organizações e movimentos sociais, sejam instituições públicas ligadas a educação e produção rural.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Educação do campo
Movimento social
Política educacional
Produção rural - Abaetetuba (PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Educação do Campo - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AtuacaoForumRegional.pdf470,79 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons