Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2421
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação ambiental: vivências socioculturais e visões de estudantes e educadores, Acará-PA
metadata.dc.creator: ALVES, Eliene da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: TOUTONGE, Eliana Campos Pojo
Issue Date: 2-Sep-2019
Citation: ALVES, Eliene da Silva. Educação ambiental: vivências socioculturais e visões de estudantes e educadores, Acará, PA. Orientadora: Eliana Campos Pojo Toutonge. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2421. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: As interações dos sujeitos com o meio natural fazem-se fundamental para a promoção de uma educação ambiental de respeito à natureza humana e planetária. Esta pesquisa discorre sobre os conhecimentos referentes à educação ambiental e suas práticas são parte do repertório de estudantes da EJA e educadores da escola de Ensino Médio Profª. Deusalina da Cunha e Sousa Carneiro, na cidade de Acará (PA). Trata de estudo de natureza empírica e bibliográfica, com aspectos metodológicos que abarcou além dos referenciais teóricos concernentes ao tema, observações nos espaços do entorno do espaço escolar, e pesquisa com os estudantes da EJA e com os educadores da escola. Os resultados apontam uma concepção dos estudantes externa à sua prática, onde até compreendem a importância da natureza humana e planetária, porém com ínfimas práticas cotidianas difundidas nas suas vivências, o que difere dos sujeitos do entorno da escola, os quais possuem uma predominância na atuação com a natureza demonstrando que há uma prática ambiental frequente, porém pouco considerada pelos citadinos daquele espaço bem como pelo poder público local.
Abstract: The interactions between individuals and natural environment are essential to promote an environment education that respects, both, human and global nature. This study elaborates on the awareness EJA students and educators at Prof. Deusalina da Cunha e Sousa Carneiro High School, in Acará (PA), have of environment education and its practices. This is an empirical and bibliographical study, with theorical references on the subject, observation of the space surrounding the school, and a research with the school educators and EJA students as methodology. The results point to a foreign concept to the actual practice, where students understand the importance of human and global nature, however, their daily experiences in the subject is minimum, differently from the community around the school, where they predominantly act on nature, showing that a regular environment practice exists, yet, it has little recognition amongst city dwellers and the local public power.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Keywords: Educação ambiental
Natureza
Vivências
Environment education
Nature
Experiences
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Educação do Campo - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoAmbientalVivencias.pdf993,97 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons