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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O papel do curso de licenciatura em educação do campo na reconstrução do modo de vida camponês: a experiência da comunidade São Miguel de Murutinga, Abaetetuba-PA
metadata.dc.creator: PANTOJA, Dielly Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: ALEXANDRE, Magda Franciane Nascimento
Issue Date: 5-Nov-2018
Citation: PANTOJA, Dielly Ribeiro. O papel do curso de licenciatura em educação do campo na reconstrução do modo de vida camponês: a experiência da comunidade São Miguel de Murutinga, Abaetetuba-PA. Orientadora: Magda Franciane Nascimento Alexandre. 2018. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2416. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia tem como objetivo descrever a contribuição da formação em Educação do Campo de Abaetetuba, no renascer da Agricultura Familiar na Comunidade São Miguel de Murutinga, a partir da construção de projetos realizados nesta comunidade. O presente trabalho descreve as situações que essa agricultura familiar vem enfrentando ao longo do tempo, bem como os principais fatores que influenciaram para o enfraquecimento e desestruturação do modo de vida camponês. Ressalta-se também, discussões sobre a perspectiva da formação do curso de Educação do campo visando o desenvolvimento rural, tendo como uma pequena experiência a realidade dos agricultores de Murutinga. A experiência parte, desde o ano de 2014 até o ano de 2018, referentes ao histórico da comunidade, participação em políticas públicas e parceria com diferentes instituições governamentais e não governamentais, a forma como os movimentos sociais começam a surgir e interagir na comunidade e como os diversos aspectos: econômicos, culturais, educacionais, etc., começam a acompanhar essa dinâmica através da luta dos agricultores familiares pela garantia de seus direitos. Deste modo, a metodologia utilizada foram pesquisas de campo do tipo qualitativas, com aplicações de questionários semi-estruturados, entrevista histórica. Como conclusão os resultados obtidos em relação a capacitação teórica e prática dos agricultores a respeito dos sistemas de produção, a reorganização social da comunidade, resgate da autonomia dos agricultores, participação de jovens nos processos de ensino e aprendizagem tanto em relação as práticas desenvolvidas nos lotes como no desenvolvimento de pesquisa pelos estudantes da comunidade visando alternativas sociais e econômicas, parceria com instituições municipais, estaduais e com representantes de cooperativas. Acrescentando sugestões e perspectivas, para futuras ações a serem trabalhadas e alcançadas na agricultura Familiar no município de Abaetetuba, como, um segundo passo para o desenvolvimento rural.
Abstract: This monograph aims to describe the contribution of training in the Field Education of Abaetetuba, in the renaissance of Family Agriculture in the Community of São Miguel de Murutinga, from the construction of projects in this community. The present work describes the situations that this family agriculture has been facing over time, as well as the main factors that have influenced the weakening and destructuring of the peasant way of life. It is also important to discuss the perspective of the formation of the rural education course aimed at rural development, having as a small experience the reality of the farmers of Murutinga. From 2014 to 2018, the experience will be based on the history of the community, participation in public policies and partnership with different governmental and non-governmental institutions, how social movements begin to emerge and interact in the community and how the various aspects: economic, cultural, educational, etc., begin to follow this dynamic through the struggle of family farmers for the guarantee of their rights. Thus, the methodology used was qualitative field research, with applications of semi-structured questionnaires, historical interview. As a conclusion the results obtained in relation to the theoretical and practical training of farmers regarding production systems, social reorganization of the community, rescue of farmers' autonomy, participation of young people in the teaching and learning processes both in relation to the practices developed in the lots as in the development of research by students of the community aiming at social and economic alternatives, partnership with municipal and state institutions and with representatives of cooperatives. Adding suggestions and perspectives, for future actions to be worked and achieved in Family agriculture in the municipality of Abaetetuba, as a second step for rural development.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Keywords: Agricultura familiar
Educação do campo
Desenvolvimento rural
Abaetetuba (PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Educação do Campo - CABAE

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