Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2404
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Inclusão para alunos do campo com deficiência na escola Cristo Redentor no município de Abaetetuba-PA
metadata.dc.creator: SILVA, Keila de Jesus Ferreira da
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de
Issue Date: 15-Jun-2018
Citation: SILVA, Keila de Jesus Ferreira da. Inclusão para alunos do campo com deficiência na escola Cristo Redentor no município de Abaetetuba – PA. Orientadora: Mara Rita Duarte. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2404. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como OBJETIVO discutir a “Inclusão para alunos do campo com deficiência na escola Cristo Redentor no município de Abaetetuba –PA”. Tendo como objetivo geral conhecer e analisar como os professores trabalham em sala de aula o processo de ensino e aprendizagem com os alunos deficientes, na turma de 6º ano, do Ensino Fundamental, da escola Cristo Redentor e como objetivos específicos analisar como se realiza o processo de ensino e aprendizagem com os alunos com deficiência, refletir as problemáticas referentes à inclusão de alunos com deficiência na Escola Cristo Redentor, além de discutir os desafios enfrentados pelo aluno do campo para ter acesso à educação em uma escola regular e urbana. Para atingir o objetivo proposto optou-se PELO ESTUDO DE CASO E POR uma abordagem qualitativa, Para que isso proporcionasse a ampliação do debate em torno da pesquisa e o enriquecimento da descrição dos dados obtidos. Foi realizado também uma pesquisa de campo, no propósito de conhecer a concepção do professor quanto a política inclusiva do município pesquisado. Apresentamos alguns conceitos necessários à compreensão da educação especial, inclusão e educação no campo e sobre como são trabalhadas as práticas do ensino aprendizagem com os sujeitos atendidos pela educação especial. Percebemos que embora a escola aponte avanços nas concepções acerca da inclusão para os alunos com NEE, ainda são vários os conflitos e dificuldades que os professores enfrentam na concretização dos ideias da educação desses sujeitos para uma melhor efetivação do ensino aprendizagem.
Abstract: The present work was carried out through a bibliographical and field research and had the subject to discuss the "Inclusion for students of the field with deficiency in the school Cristo Redentor in the municipality of Abaetetuba -Pa". With the general aim of knowing and analyzing how teachers work in the classroom the teaching and learning process with the disabled students, in the 6th grade class, Elementary School, the Cristo Redentor school and as specific objectives to analyze how the process is carried out education and learning with students with disabilities, to reflect the problems related to the inclusion of students with disabilities at the Cristo Redentor School, and to discuss the challenges faced by the students in the countryside to access education in a regular and urban school. In order to reach the proposed objective, a qualitative approach was chosen, as it provided the widening of the debate around the natural conjuncture of the research and the enrichment of the description of the obtained data. A field research was also carried out, in order to know the teacher‟s conception about the inclusive policy of the researched municipality. On the theoretical contribution, we present some concepts necessary to the understanding of what is special education, inclusion and education in the field and on how are the practices of teaching learning with the subjects attended by special education. As results achieved, we noticed that although the school points out advances in conceptions aimed at inclusion for students with SEN, there are still several conflicts that teachers face in the concretization of the ideas of the education of these subjects for a better effectiveness of teaching learning.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Ensino - Aprendizagem
Educação do campo
Inclusão
Inclusion
Special education
Teaching Learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Educação do Campo - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_InclusaoAlunosCampo.pdf892,58 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons