Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2403
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação infantil: TDAH ou indisciplina?
metadata.dc.creator: BRITO, Tatiane Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: MENDES, Sandra Karina Barbosa
Issue Date: 16-Jul-2019
Citation: BRITO, Tatiane Rodrigues. Educação infantil: TDAH ou indisciplina?. Orientadora: Sandra Karina Barbosa Mendes. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2403. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como as professoras da Escola Municipal de Educação Infantil Santa Rosa lidam com a indisciplina em sala de aula. O interesse pelo tema surgiu a partir de acontecimentos observados durante um estágio, como professora auxiliar em uma escola de educação infantil, onde pude perceber que os professores, não conseguiam lidar com crianças indisciplinadas em sua sala e associavam a indisciplina da criança com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Os estudos sobre indisciplina no âmbito escolar são importantes para professores da educação básica e têm relevância significativa no campo de pesquisas educacionais e sociais. A indisciplina está presente na sala de aula da educação básica, e na etapa da educação infantil não é diferente. É na Educação Infantil que a criança é estimulada e desenvolve seus aspectos intelectuais, físicos, sociais e cognitivos. A educação infantil é o primeiro ambiente escolar que a criança tem contato, é ali que elas dão início à educação escolarizada. É uma pesquisa de cunho qualitativo e como técnica para coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada. Adotamos como base teórica autores como Aquino(1998), Tiba(1996), Craudy e Kaercher(2001), Rego(1996), Vygotsky (1991) que deram contribuições relevantes para este estudo. Nas falas das professoras participantes desta pesquisa elas não explicitaram um conceito específico de indisciplina e de comportamento indisciplinado, mas associam as causas do problema de indisciplina na Educação Infantil a família e ao transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. As falas dos professores indicam que tanto a vida familiar e estudantil influenciam a concepção que eles têm sobre a indisciplina.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Keywords: Educação infantil
Indisciplina
Hiperatividade (TDAH)
Transtorno de déficit de atenção
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoInfantilTDAH.pdf392,5 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons