Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2402
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A ludicidade na educação: aprender brincando
metadata.dc.creator: PEREIRA, Vanusa de Melo Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: LOBATO, Lídia Sarges
Issue Date: 9-Aug-2019
Citation: PEREIRA, Vanusa de Melo Martins. A ludicidade na educação: aprender brincando. Orientadora: Lídia Sarges Lobato. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais - Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Muaná, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2402. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta como tema a ludicidade, possibilitando assim, compreendermos ainda mais os aspectos da educação brasileira, e sobretudo, da escola da cidade de Muaná. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa etnográfica na Escola Santa Rita de Cássia, durante 4 meses, com o objetivo de refletir como a ludicidade é acionada à recurso didático, no processo de ensino e aprendizagem do 1° ano do Ensino Fundamental. Os procedimentos metodológicos seguiram a trilha etnográfica, por meio da observação participante, que permite observar a realidade. Como referenciais teóricos de grande relevância na ludicidade e no que se refere ao desenvolvimento da criança, acionei Abreu (2013), Vygotsky (1994), (1984), Antunes (1998), dentre outros. Os resultados obtidos foram: a ludicidade é acionada à recurso didático na turma do 1° ano do ensino fundamental da escola pesquisada; a professora utiliza jogos, brinquedos e brincadeiras em suas atividades, auxiliando o desenvolvimento na aprendizagem; e pude perceber que a ludicidade está presenta na sala de aula, nas paredes coloridas com cartazes, com os brinquedos e cantigas de rodas, despertando nas crianças uma vontade a mais de aprender, e assim, obtendo melhores resultados no ensino aprendizagem.
Abstract: This paper presents the theme of playfulness, thus enabling us to further understand the aspects of Brazilian education, and especially the school of the city of Muana. In this context, an ethnographic research was conducted at the Santa Rita de Cássia School for 4 months, with the purpose of reflecting how playfulness is triggered by the didactic resource in the teaching and learning process of the 1st year of elementary school. The methodological procedures followed the ethnographic path, through participant observation, which allows the observation of reality. As theoretical references of great relevance in playfulness and with regard to child development, I called Abreu (2013), Vygotsky (1994), (1984), Antunes (1998), among others. The results obtained were: playfulness is triggered by the didactic resource in the 1st grade elementary school class of the researched school; The teacher uses games, toys and games in her activities, helping the development in learning; and I could see that playfulness is present in the classroom, on the colorful walls with posters, with toys and songs of wheels, awakening in children an additional desire to learn, and thus, obtaining better results in teaching learning.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Ludicidade
Educação
Ensino e Aprendizagem
Ludicity
Education
Teaching and Learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LudicidadeEducacaoAprender.pdf826,12 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons