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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: “O importante é ter na mesa”: análise da cadeia de comercialização do açaí oriundo de ilhas de Abaetetuba, Pará – dinâmicas, atores e formação de preço
metadata.dc.creator: SANTOS, Sávio Silva dos
metadata.dc.contributor.advisor1: CLAUDINO, Livio Sergio Dias
Issue Date: 18-Jul-2019
Citation: SANTOS, Sávio Silva dos. “O importante é ter na mesa”: análise da cadeia de comercialização do açaí oriundo de ilhas de Abaetetuba, Pará – dinâmicas, atores e formação de preço. Orientador: Livio Sérgio Dias Claudino. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2397. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta a cadeia produtiva do açaí oriundo da Comunidade Quilombola Sagrado Coração de Jesus – Rio Genipaúba – Ilhas de Abaetetuba. Partimos da hipótese de que o açaí comercializado internamente, nas diferentes categorias, apresenta particularidades no processo de formação e variação do preço, que difere da maior parte dos produtos agrícolas, nos períodos de safra e entressafra, havendo acordos informais para definir preço e qualidade dos produtos. Para tanto, utilizamos abordagens qualitativa e quantitativa, considerando-se que os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa bibliográfica e, ainda, pesquisa de campo, ocasião em que foi feita a observação e fora aplicado questionário semiestruturado aos 17 (dezessete) trabalhadores entrevistados, no período de 23 de outubro de 2018 à 09 de maio de 2019, para posterior análise e tabulação dos dados. Como principais resultados, foi possível identificar 4 (quatro) atores principais da cadeia de comercialização: produtores, marreteiros, atravessadores e batedores, que exploram a renda do açaí como principal fonte econômica; predominam acordos informais de compra e venda; o preço sofre bastante variação na safra e entressafra, mas há uma estratégia local de manter o preço ao consumidor final, alterando a diluição do produto.
Abstract: This work presents a productive line of the açaí from the Quilombola Community Sacred Heart of Jesus - Rio Genipaúba - Abaetetuba Islands. We start from the hypothesis that açaí commercialized internally, in the different categories, presents particularities in the process of formation and price variation, which differs from most agricultural products, in the periods of harvest and off season, with Informal agreements to define price and quality of products. For this purpose, we used qualitative and quantitative approaches, considering that the methodological procedures involved bibliographic research and, also, field research, the occasion when the observation was performed and the questionnaire was applied Semi-structured to 17 (seventeen) interviewed workers, from October 23, 2018 to May 09, 2019, for further analysis and tabulation of data. As main results, it was possible to identify 4 (four) main actors of the commercialization chain: Producers, Marreteiros, Traversers and scouts, who exploit the income of açaí as the main economic source; Informal buying and selling agreements predominate; The price suffers a lot of variation in the crop and off season, but there is a local strategy of maintaining the price to the final consumer, altering the dilution of the product.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA
Keywords: Formação do preço
Rio Genipaúba
Marreteiros
Atravessadores
Price formation
Genipaúba river
Crosswalkers
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Educação do Campo - CABAE

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