Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2386
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A relação família escola: uma análise sob o olhar do processo de ensino aprendizagem na escola EMEIF Cristo Salvador na comunidade Maúba – Abaetetuba-PA
metadata.dc.creator: SARGES, Fernanda Carvalho de
metadata.dc.contributor.advisor1: COSTA, José Francisco da Silva
Issue Date: 3-Sep-2019
Citation: SARGES, Fernanda Carvalho de. A relação família escola: uma análise sob o olhar do processo de ensino aprendizagem na escola EMEIF Cristo Salvador na comunidade Maúba – Abaetetuba-PA. Orientador: José Francisco da Silva Costa. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2386. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O ato de educar tem como princípio assegurar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano. Em relação a esse aspecto, o trabalho procura enfatizar a importância da participação da família na escola, visando à formação dos alunos. Ambas as instituições família devem buscar os mesmos objetivos que é tornar cidadãos responsáveis, éticos, críticos e reflexivos e portanto, as parcelas e contribuições delas devem ser significativas para essa formação. Para melhor abordar essa temática, o trabalho tem como intuito de analisar a relação entre família e escola no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Para atingir esse proposito, constrói-se como base metodológica a aplicação de entrevista semi estruturada realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cristo Salvador, no período de quatro meses, com uma professora de uma turma multisseriadas, uma gestora e cinco famílias que aceitaram participar das entrevistas e que residem na comunidade e onde procura considerar o processo de ensino aprendizagem em relação a participação da família e escola levando em conta embasamento teórico de Miguel Arroyo, Paulo Freire e José Carlos Libâneo, entre outros, afim de contribuir com a comunidade pesquisada. Conclui-se a pesquisa apontando que a participação da família na escola é de suma importância no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem, atuando junto ao professor e a gestora e que o professor deve compreender a relevância das metodologias capazes de trazer motivação, interesse e uma maior participação dos alunos em cada conteúdo abordado.
Abstract: The act of educating has as its principle to ensure the formation and physical, intellectual and moral development of a human being. In this regard, the paper seeks to emphasize the importance of family participation in school, aiming at the formation of students. Both family institutions should pursue the same goals of making citizens responsible, ethical, critical and reflective, and therefore their plots and contributions must be meaningful for this formation. To better address this theme, the paper aims to analyze the relationship between family and school in the process of teaching and learning of students. In order to achieve this purpose,asemi-structured interview was carried out as a methodological basis at the four-month Christ Salvador Municipal Elementary and High School Interview with a teacher from a multi-grade class, a manager and five families who accepted participate in the interviews and residing in the community and where they seek to consider the teaching-learning process in relation to family and school participation taking into account the theoretical basis of Miguel Arroyo, Paulo Freire and José Carlos Libaneo, among others, in order to contribute to the community.researched. The research concludes by pointing out that family participation in school is of paramount importance in monitoring the teaching and learning process, working with the teacher and the manager and that the teacher should understand the relevance of methodologies capable of bringing motivation, interest and greater student participation in each content covered.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Educação
Família
Lar e Escola - Aspectos sociais
Ensino - Aprendizagem
Educação - Abaetetuba (PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Educação do Campo - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RelacaoFamiliaEscola.pdf611,12 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons