Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2384
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Práticas de letramento nas classes multisseriadas da escola Cristo Rei - Abaetetuba-PA
metadata.dc.creator: FERREIRA, Sheila de Nazaré Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de
Issue Date: 18-Jun-2018
Citation: FERREIRA, Sheila de Nazaré Silva. Práticas de letramento nas classes multisseriadas da escola Cristo Rei - Abaetetuba-PA. Orientadora: Mara Rita Duarte de Oliveira. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2384. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo, que tem como tema “Prática de letramento nas classes multisseriadas da Escola Municipal Cristo Rei, no município de Abaetetuba-PA”, surgiu da inquietação de analisar como os professores das classes multisseriadas desenvolvem as práticas de letramento com os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, na Escola Cristo Rei. O artigo compreende um estudo de caso realizado na referida escola com uma professora e dois alunos da mesma turma. Com base nas pesquisas feitas, verificou-se que são muitas as dificuldades enfrentadas por docentes e alunos na aquisição das habilidades de leitura e escrita; porém a existência dessas classes tem contribuído de forma significativa para a formação e educação dos camponeses e dos alunos atendidos nessa modalidade de ensino. No decorrer da entrevista ficou claro que, mesmo com todas as limitações enfrentadas, no que se refere a recursos, apoio familiar entre outros, a professora faz seu trabalho da melhor forma possível, no intuito de contribuir com o desenvolvimento dos alunos.
Abstract: This article, which has the theme "Literacy Practice in the multisseriate classes of the school municipal Cristo Rei, in the municipality of Abaetetuba-PA ", emerged from the concern of analyzing how teachers of multisseriate classes develop practices literacy with students of the 2nd and 3rd year of Elementary School, at Cristo Rei School. The article comprises a case study carried out in this school with one teacher and two students of the same class. Based on research done, it was found that there are many the difficulties faced by teachers and students in acquiring reading and writing skills; but the existence of these classes has contributed significantly to the training and education peasants and students served in this modality of teaching. During the interview it became clear that, even with all the limitations faced, in relation to resources, family support among others, the teacher does her job in the best way possible, in order to contribute to the development of students.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Letramento
Classes multisseriadas
Educação do campo
Literacy
Multisseriate Classes
Education in the countryside
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Educação do Campo - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PraticasLetramentoClasses.pdf595,09 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons