Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2383
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Análise do processo de ensino e aprendizagem de alunos em classes multisseriadas da escola Santa Rita em Igarapé – Miri – Pará
metadata.dc.creator: CORRÊA, Neidineia Oliva
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de
Issue Date: 18-Jun-2018
Citation: CORRÊA, Neidineia Oliva. Análise do processo de ensino e aprendizagem de alunos em classes multisseriadas da escola Santa Rita em Igarapé – Miri – Pará. Orientadora: Mara Rita Duarte de Oliveira. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2383. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho faz uma análise do processo de ensino e aprendizagem em classes multisseriadas, especificamente na Escola Santa Rita, em Igarapé-Miri, com o objetivo de investigar quais as dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem nas turmas do 3º e 4º ano do ensino fundamental. A pesquisa se deu mediante um estudo de caso na instituição de ensino Escola Municipal Santa Rita, através de entrevistas com um professor, gestore famílias de alunos com dificuldades de aprendizagem e mediante um roteiro com perguntas-chave, a fim de constatar a realidade vivenciada pelo professor e pelos alunos da escola do campo, bem como conquistas e desafios que lhes são impostos no dia a dia.E, com base nessa realidade local, bem como na experiência docente, é que este trabalho tem o intuito de demonstrar que as classes multisseriadasde Educação do campo têm um longo caminho a percorrer e desafios a serem superados, fazendo-se necessária uma maior reflexão sobre como conceber uma educação básica do campo voltada aos interesses e ao desenvolvimento sociocultural e econômico dos povos que habitam e trabalham no campo, atendendo às suas diferenças históricas e culturais para que vivam com dignidade, usufruindo dos direitos que lhes são devidos.
Abstract: The present work makes an analysis of the teaching and learning process in multisseriateclass, specifically in Santa Rita School, in Igarapé-Miri, with the objective from investigate what difficulties faced in the process of teaching and learning in the classes of the 3rd and 4th year of elementary school. The research was made by a case study in the teaching institution Santa Rita Municipal School, through from interviews with teachers and family of students with learning difficulties and through a script with key questions, in order to verify the reality experienced by the teacher and per students of school in the field, as well a achievements and challenges that are imposed on a daily basis. And, based on this local reality, as well as on teaching experience, is that this work is intended to demonstrate that the multisseriate classes of field education has a long way to go and challenges to be overcome, making it necessary a greater reflection on how to design a basic education of the field geared to the interests and socio-cultural development and economical of people who inhabit and working on the countryside, considering to their diferences historical and cultural so that they can to live with dignity, enjoying the rights due to them.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Keywords: Ensino e aprendizagem
Multissérie
Dificuldades
Difficulties
Teaching and learning
Multiseries
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Educação do Campo - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AnaliseProcessoEnsino.pdf446,14 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons