Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2369
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Proposta de sistema web para o gerenciamento de escalas de serviço operacional para o corpo de bombeiros militar do Estado do Pará
metadata.dc.creator: SOUSA, Luiz Antônio Andrade de
metadata.dc.contributor.advisor1: REIS, Rodrigo Quites
Issue Date: 2019
Citation: SOUSA, Luiz Antônio Andrade de. Proposta de sistema web para o gerenciamento de escalas de serviço operacional para o corpo de bombeiros militar do Estado do Pará. Orientador: Rodrigo Quites Reis. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Faculdade de Computação, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2369 . Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará (CBMPA) é um órgão permanente do Estado e no cumprimento das atribuições que lhe competem dispõe de Unidades distribuídas pelo estado do Pará. Como forma de melhorar os processos de gestão das atividades administrativas da corporação, o CBMPA faz uso de ferramentas computacionais (Software de aplicação e Aplicações Web) desenvolvidas por Órgãos de Gestão do Estado ou pela própria corporação destinados a auxiliar na gestão eficiente de informações, recursos e serviços administrativos e operacionais da corporação. Com a evolução das tecnologias de Desenvolvimento Web, que proporcionam o desenvolvimento de Sistemas e Aplicações Baseados na Web mais sofisticadas, o CBMPA passou a investir no desenvolvimento de uma plataforma de Sistema Integrado de Gestão Administrativa utilizando um banco de dados centralizado, que reuni de forma modular e integrada os diversos sistemas de gestão de informações e canais de serviços da corporação. Neste contexto, e como produto da realização deste trabalho de conclusão de curso, foi elaborada uma proposta de uma WebApps capaz de auxiliar as Seções de Pessoal das UBMs na gestão de escalas de serviços operacionais, bem como na gestão de alterações com militares que afetem as composições de guarnições e equipes de serviço e que possa ser integrada ao SIGA-CBMPA para compartilhamento de informações com outros módulos. Para isso foram aplicados princípios de boas práticas o desenvolvimento de Grandes Aplicações Web.
Abstract: The State of Pará Military Fire Brigade (CBMPA) is a permanent state body and in fulfillment of the duties assigned to it have units distributed by the state territory. As a way to improve the management processes of the corporation's administrative activities, CBMPA makes use of computational tools (Application Software and Web Applications) developed by State Management Units or by the corporation itself, designed to achieve information management, administrative and operational resources and services of the corporation. With the evolution of Web Development technologies, which provide the development of more sophisticated Web-based Applications and Systems, CBMPA began investing in the development of an Integrated Management System (IMS) platform using a centralized database that integrates diverse information management systems and service channels of the corporation. In this context, and as a result of the completion of this course, a proposal was made for a WebApps capable of assisting the Personnel Sections of the UBMs in the management of operational service scales, as well as in the military personnel change management. For this, good practice principles were applied to the development of Large Web Applications.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Keywords: Desenvolvimento web
Integração e modularidade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Computação - FC/ICEN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-PropostaSistemaWeb.pdf2,82 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons