Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2360
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PINTO, Gustavo Henrique Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1631238943341152pt_BR
dc.creatorFERREIRA, Clarice Moraes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9868684075159208pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-05T12:33:58Z-
dc.date.available2019-11-05T12:33:58Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFERREIRA, Clarice Moraes. Utilização de projetos de software livre em disciplinas de engenharia de software: a perspectiva do aluno. Orientador: Gustavo Henrique Lima Pinto. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Faculdade de Computação, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2360 . Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2360-
dc.description.abstractTraditional Software Engineering disciplines commonly prioritize the teaching of methodologies and concepts in small and controlled environments. This decision is partly justified by the difficulty of bringing real software projects into the classroom context. The omnipresence of free software projects, however, contributes to the mitigation of this problem. In particular, several professors already undertake tasks of contribution in free software projects as part of the teaching and evaluation process in their disciplines. However, not so much is known about the students’ perception of having to contribute free software systems in the context of a discipline. This paper aims to clarify the challenges, benefits and perceptions of students. To this end, 14 semi-structured interviews were conducted with students who studied these subjects in five different Brazilian institutions, resulting in several findings not so well known. For example, observing that although teachers indicate the projects for students to work on, students (and also the project community) participate in the process of choosing projects and issues. In addition, we also identified that student contributions varied in terms of both the number of additions and deletions in commits and the use of different programming languages.pt_BR
dc.description.resumoDisciplinas tradicionais de Engenharia de Software comumente priorizam o ensino de metodologias e conceitos em pequenos e controlados ambientes. Essa decisão é em parte justificada pela dificuldade de se trazer para o contexto de uma sala de aula projetos de software reais. A onipresença de projetos de software livre, no entanto, contribui para a mitigação deste problema. Em particular, diversos professores já adotam tarefas de contribuição em projetos de software livre como parte do processo de ensino e avaliação em suas disciplinas. No entanto, pouco se sabe sobre qual a percepção dos alunos em ter que contribuir com sistemas de software livre no contexto de uma disciplina. Este trabalho tem como objetivo esclarecer os desafios, benefícios e percepção dos alunos. Para esse fim, foram conduzidas 14 entrevistas semi-estruturadas com alunos que cursaram tais disciplinas em cinco instituições brasileiras diferentes, resultando em diversos achados. Por exemplo, foi observado que embora os professores indiquem os projetos para os alunos trabalharem, os alunos (e também a comunidade dos projetos) participam do processo de escolha dos projetos e das tarefas (issues). Além disso, foi identificado também que as contribuições dos alunos variaram tanto em termos de quantidade de adições e deleções em commits, quanto pelo uso de diferentes linguagens de programação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Liliane Espirito Santo (licaqui@yahoo.com.br) on 2019-09-25T12:23:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_UtilizacaoProjetosSoftware.pdf: 276683 bytes, checksum: cc5876f71bb8aca5391412320cc63cc8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leila Lima (lmrl@ufpa.br) on 2019-11-05T12:33:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_UtilizacaoProjetosSoftware.pdf: 276683 bytes, checksum: cc5876f71bb8aca5391412320cc63cc8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-05T12:33:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_UtilizacaoProjetosSoftware.pdf: 276683 bytes, checksum: cc5876f71bb8aca5391412320cc63cc8 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectComunidadespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectSoftware livrept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUtilização de projetos de software livre em disciplinas de engenharia de software: a perspectiva do alunopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Computação - FC/ICEN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_UtilizacaoProjetosSoftware.pdf270,2 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons