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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Utilização de projetos de software livre em disciplinas de engenharia de software: a perspectiva do aluno
metadata.dc.creator: FERREIRA, Clarice Moraes
metadata.dc.contributor.advisor1: PINTO, Gustavo Henrique Lima
Issue Date: 2018
Citation: FERREIRA, Clarice Moraes. Utilização de projetos de software livre em disciplinas de engenharia de software: a perspectiva do aluno. Orientador: Gustavo Henrique Lima Pinto. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Faculdade de Computação, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2360 . Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Disciplinas tradicionais de Engenharia de Software comumente priorizam o ensino de metodologias e conceitos em pequenos e controlados ambientes. Essa decisão é em parte justificada pela dificuldade de se trazer para o contexto de uma sala de aula projetos de software reais. A onipresença de projetos de software livre, no entanto, contribui para a mitigação deste problema. Em particular, diversos professores já adotam tarefas de contribuição em projetos de software livre como parte do processo de ensino e avaliação em suas disciplinas. No entanto, pouco se sabe sobre qual a percepção dos alunos em ter que contribuir com sistemas de software livre no contexto de uma disciplina. Este trabalho tem como objetivo esclarecer os desafios, benefícios e percepção dos alunos. Para esse fim, foram conduzidas 14 entrevistas semi-estruturadas com alunos que cursaram tais disciplinas em cinco instituições brasileiras diferentes, resultando em diversos achados. Por exemplo, foi observado que embora os professores indiquem os projetos para os alunos trabalharem, os alunos (e também a comunidade dos projetos) participam do processo de escolha dos projetos e das tarefas (issues). Além disso, foi identificado também que as contribuições dos alunos variaram tanto em termos de quantidade de adições e deleções em commits, quanto pelo uso de diferentes linguagens de programação.
Abstract: Traditional Software Engineering disciplines commonly prioritize the teaching of methodologies and concepts in small and controlled environments. This decision is partly justified by the difficulty of bringing real software projects into the classroom context. The omnipresence of free software projects, however, contributes to the mitigation of this problem. In particular, several professors already undertake tasks of contribution in free software projects as part of the teaching and evaluation process in their disciplines. However, not so much is known about the students’ perception of having to contribute free software systems in the context of a discipline. This paper aims to clarify the challenges, benefits and perceptions of students. To this end, 14 semi-structured interviews were conducted with students who studied these subjects in five different Brazilian institutions, resulting in several findings not so well known. For example, observing that although teachers indicate the projects for students to work on, students (and also the project community) participate in the process of choosing projects and issues. In addition, we also identified that student contributions varied in terms of both the number of additions and deletions in commits and the use of different programming languages.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Keywords: Comunidades
Educação
Engenharia de software
Software livre
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Computação - FC/ICEN

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