Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2347
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Atividades experimentais na educação do campo: uma abordagem da aprendizagem significativa na escola Frei Carmelo, ramal do Cataiandeua
metadata.dc.creator: BRITO, Ana Cristina Muniz de
metadata.dc.contributor.advisor1: COSTA, José Francisco da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MEDEIROS, Robson André Barata de
Issue Date: 1-Nov-2018
Citation: BRITO, Ana Cristina Muniz de. Atividades experimentais na educação do campo: uma abordagem da aprendizagem significativa na escola Frei Carmelo, ramal do Cataiandeua. Orientador: José Francisco da Silva Costa; Coorientador: Robson André Barata de Medeiros. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2347. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Com o objetivo de estudar a relevância da experimentação no ensino de ciências, sob a ótica da aprendizagem significativa, teoria desenvolvida por David Ausubel, o presente trabalho destaca que o aluno por ser seletivo não se interessa por atividades que não lhe chame atenção, o que influencia de maneira negativa no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, a relevância do trabalho consiste em considerar que por meio das experimentações nas aulas de ciências o aluno passa a considerar essa disciplina sob outra ótica, o que proporciona um significado em seu estudo. Para alcançar essa proposta, foi adotada a metodologia de característica qualitativa, que por meio de pesquisas bibliográficas, de consultas a trabalhos acadêmicos relacionados ao tema e aplicação de questionários direcionados aos professores de Ciências naturais, serviram de referência para o desenvolvimento do estudo. O lócus da pesquisa foi a escola de ensino fundamental Frei Carmelo, localizada no Cataiandeua, comunidade rural do município de Abaetetuba. Desse modo, foi possível constatar que a experimentação deve apresentar, em seu procedimento, um sentido para os alunos, ou seja passar pelo conhecimento que o aluno já apresenta para assim obter sucesso no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: With the objective of studying the relevance of experimentation in science teaching, from the point of view of meaningful learning, a theory developed by David Ausubel, the present study emphasizes that the student, because he is selective, is not interested in activities that do not attract attention. influence in the teaching and learning process. Therefore, the relevance of the work is to consider that through the experiments in science classes the student begins to consider this discipline from another perspective, which provides a meaning in his study. In order to reach this proposal, the methodology of qualitative characteristic was adopted, which through bibliographic researches, consultations to academic papers related to the theme and application of questionnaires addressed to the teachers of natural sciences, served as reference for the development of the study. The locus of the research was Frei Carmelo elementary school, located in Cataiandeua, a rural community in the municipality of Abaetetuba. In this way, it was possible to verify that the experimentation should present, in its procedure, a sense for the students, that is to pass through the knowledge that the student already presents in order to be successful in the process of teaching and learning.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Keywords: Ciência - Estudo e Ensino
Ensino - Aprendizagem
Prática de ensino
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Educação do Campo - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AtividadesExperimentaisEducacao.pdf372,7 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons