Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2335
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Title: Gerenciamento de resíduos químicos no laboratório central do estado do Pará (LACEN/PA): uma proposta metodológica para redução/eliminação de danos ambientais, a partir da análise da situação atual
metadata.dc.creator: SILVA, Sueli Gouveia
metadata.dc.contributor.advisor1: MATTA, Milton Antônio da Silva
Issue Date: 2010
Citation: SILVA, Sueli Gouveia. Gerenciamento de resíduos químicos no laboratório central do estado do Pará (LACEN/PA): uma proposta metodológica para redução/eliminação de danos ambientais, a partir da análise da situação atual. Orientador: Milton Antônio da Silva Matta. 2010. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão hídrica e ambiental) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará. Belém, 2010. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2335. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A intensificação no processo de introdução de novas tecnologias nas indústrias, no comércio e de um modo geral nas atividades diárias da sociedade tem gerado de forma significativa cada vez mais resíduos que tem impactado negativamente o meio ambiente. Os estabelecimentos de saúde inseridos neste contexto são geradores potenciais de riscos tanto para os profissionais de saúde que diariamente estão em contato direto com equipamentos, fármacos e substâncias variadas, algumas das quais utilizadas em processo de limpeza e esterilização quanto para a população se medidas de prevenção não sejam tomadas. Os resíduos de serviços de saúde, em especial, os resíduos químicos provenientes destes estabelecimentos, enfatizando principalmente os laboratórios clínicos e de pesquisa, enfrentam dificuldades para processamento e destinação final deste tipo de resíduo. Objetivou-se neste trabalho avaliar a situação atual das etapas de manejo e riscos intrínsecos dos resíduos químicos gerados no LACEN/PA, para elaboração de um programa de gerenciamento de produtos e resíduos químicos (PGRQ), visando minimização dos riscos à saúde e ao meio ambiente. Foi realizado um diagnóstico preliminar das condições de manejo dos resíduos químicos (RQ) através de um levantamento de informações junto aos geradores nos diversos setores/laboratórios deste estabelecimento de saúde (ES) no período de três meses do ano de 2008. Os dados obtidos mostrou que todos os laboratórios pesquisados utilizam reagentes químicos, a quantidade de resíduos estocados foi de 71%, o volume mensal de resíduos gerado foi de 1-10 L, a classificação de produtos químicos utilizados são sais e ácidos, o local para armazenagem de produtos químicos foi dentro do almoxarifado, grande parte dos reagentes vencidos e resíduos gerados são guardados para posterior recolhimento e descartados sem tratamento, os tipos de recipientes para armazenar resíduos foram frascos de vidro, as principais informações dos rótulos nos recipientes foram lixo químico e nome dos produtos químicos e o tempo de armazenamento dos resíduos em cada laboratório foi de 1 a 2 meses a mais de um ano. Observou-se que nas diversas etapas no manejo de RQ (segregação, coleta, rotulagem, armazenamento, tratamento e destino final) não há normas estabelecidas e procedimentos padronizados e o conhecimento dessas etapas propiciam a implantação efetiva de um PGRQ buscando otimizar o processo de gestão ambiental inter e intra-laboratório.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Keywords: Aspectos ambientais
Eliminação de resíduos
Químicos
Saúde pública
Laboratório Central do Estado do Pará - LACEN/PA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Especialização em Gestão Hídrica e Ambiental (GHA) - IG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCE_GerenciamentoResiduosQuimicos.pdf640,53 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons