Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2319
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Desafios e perspectivas dos educandos e de seus familiares no processo de mudança da escola do campo para a escola da cidade em Abaetetuba-PA
metadata.dc.creator: GONÇALVES, Valdicéia dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: ALEXANDRE, Magda Franciane Nascimento
Issue Date: 8-Jul-2019
Citation: GONÇALVES, Valdicéia dos Santos. Desafios e perspectivas dos educandos e de seus familiares no processo de mudança da escola do campo para a escola da cidade em Abaetetuba-PA. Orientadora: Magda Franciane Nascimento Alexandre. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba/Pa, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2319. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A maioria das escolas do campo do município de Abaetetuba, principalmente da zona rural estradas e ramais só oferecem escolarização apenas para as séries iniciais do ensino fundamental. Dessa forma os estudantes do campo precisam migrar para a cidade para continuar seus estudos. Mediante isso, o objetivo deste trabalho foi: analisar os desafios e perspectivas das famílias e dos educandos em relação a saída da Escola do Campo e a inclusão em uma nova realidade socio-educacional. Os processos metodológicos constituíram-se além dos referenciais teóricos em uma pesquisa qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturada com quarenta pessoas (25 educandos, 10 pais e 5 funcionários) em cinco escolas de quatro comunidades do campo do município de Abaetetuba, Pará, Brasil. Observou-se que os educandos enfrentam muitas dificuldades para continuar seus estudos, quais sejam: com transporte, com os ramais, financeiras, com as disciplinas, conteúdo, falta ou mínima destinação de recursos e dificuldades nas estruturas físicas das escolas, entre outras. A pesquisa aponta que, se houvesse possibilidades os estudantes e suas famílias preferiam que as escolas das comunidades ofertassem todas as séries. Assim, é necessário que se tenha maior atenção dos governos no que tange a oferta escolarização, e de uma educação voltada para a realidade do campo.
Abstract: Most rural schools in the municipality of Abaetetuba, especially rural roads and extensions only offer schooling only for the initial grades of elementary school. Thus students in the field need to migrate to the city to continue their studies. Thus, the objective of this work was: to analyze the challenges and perspectives of families and students regarding the departure from the School and the inclusion in a new socio-educational reality. The methodological processes were constituted beyond the theoretical references in a qualitative research. Semi-structured interviews were conducted with forty people (25 students, 10 parents and 5 employees) in five schools in four rural communities in the municipality of Abaetetuba, Pará, Brazil. It was observed that students face many difficulties to continue their studies, such as: transportation, extensions, financial, disciplines, content, lack or minimal allocation of resources and difficulties in the physical structures of schools, among others. The research points out that if there were possibilities students and their families would prefer that community schools offer all grades. Thus, it is necessary to have greater attention from governments regarding the provision of schooling, and education focused on the reality of the countryside.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Keywords: Educação do campo
Continuidade dos estudos
Comunidades campesinas
Field education
Continuity of studies
Peasant community
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Educação do Campo - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DesafiosPerspectivasEducandos.pdf1,4 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons