Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2312
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: El profesor como agente motivador en las clases de español como lengua extranjera
metadata.dc.creator: AIRES, Ivo dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: ABREU, Francelina Barreto de
Issue Date: 8-Jul-2019
Citation: AIRES, Ivo dos Santos. El profesor como agente motivador en las clases de español como lengua extranjera. Orientadora: Francelina Barreto de Abreu. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Espanhola) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2312. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo se propõe a analisar a importância da atuação do professor como um agente motivador nas aulas de espanhol como língua estrangeira. Para isso, primeiramente realizamos uma pesquisa bibliográfica buscando escolher autores que discutem a motivação como sendo uma ação pedagógica, estudos que buscam estimular a aprendizagem dos alunos. Em seguida, partimos para uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi feita mediante observações das aulas, aplicação de um questionário direcionado aos alunos para sabermos a opinião deles a respeito das aulas de espanhol que eles vivenciam e através de quatro atividades didático-pedagógicas que exploraram o aspecto motivacional do momento da prática educativa. A partir desta pesquisa foi possível constatar que, no que diz respeito à motivação dos alunos para aprender espanhol, estes consideram as aulas pouco atraentes por conta de que a prática pedagógica exercida em sala de aula muito pouco tinha a ver com uma proposta de ensino que realmente visasse a aprendizagem fluente da língua espanhola, o que ocasiona uma representação negativa dos próprios estudantes quanto ao próprio desempenho em sala de aula.
metadata.dc.description.resumen: Este artículo propone analizar la importancia del desempeño del docente como agente motivador en las clases de español como lengua extranjera. Para ello, primero realizamos una investigación bibliográfica para elegir a los autores que discuten la motivación como una acción pedagógica, estudios que buscan estimular el aprendizaje de los estudiantes. Entonces comenzamos con una investigación cualitativa. La recolección de datos se realizó a través de observaciones de las clases, la aplicación de un cuestionario dirigido a los estudiantes para conocer su opinión sobre las clases de español que experimentan y a través de cuatro actividades didácticas y pedagógicas que exploraron el aspecto motivacional del momento de la práctica educativa. . A partir de esta investigación fue posible verificar que, considerando la motivación de los estudiantes para aprender español, consideran que las clases no son atractivas porque la práctica pedagógica practicada en el aula tenía muy poco que ver con una propuesta de enseñanza orientado al aprendizaje fluido del idioma español, lo que provoca una representación negativa de los propios estudiantes con respecto a su propio desempeño en el aula.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Agente motivador
Estimular
Aprendizaje
Desempeño
Professores - Formação
Motivação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Língua Espanhola - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ProfesorAgenteMotivador.pdf3,61 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons