Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2301
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Percepções geométricas: as dificuldades na aprendizagem da geometria
metadata.dc.creator: PINHEIRO, Giselle Feio
metadata.dc.contributor.advisor1: BARROS, Osvaldo dos Santos
Issue Date: 16-Jul-2019
Citation: PINHEIRO, Giselle Feio. Percepções geométricas: as dificuldades na aprendizagem da geometria. Orientador: Osvaldo dos Santos Barros. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2301. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar as dificuldades encontradas por alunos em diversas etapas do ensino e da aprendizagem da geometria. Nesse contexto, observa-se as dificuldades de percepção e visualização geométrica que surgem devido o defict na aplicação dos seus conceitos fundamentais. Por isso, é necessário investigar e desenvolver novas estratégias metodológicas as quais simplifiquem a compreensão dos conceitos básicos da geometria. Dessa forma, o trabalho desenvolveu-se a partir de pesquisas bibliográfica e aplicação metodológica em sala de aula para identificar as principais necessidades. Assim, gerar uma reflexão em torno das práticas atuais de ensino e colaborar para a problemática da aplicação da geometria.
Abstract: The present work objective present the difficulties encountered by students in several stages of the teaching of geometry learning. In this context, we observe that difficulties of perception and geometric visualization that arise due to defict in the application of its fundamental concepts. Therefore, it is necessary to investigate and develop new methodological strategies that simplify the understanding of the basic concepts of geometry. Thus, the work developed from bibliographical research and methodological application in the classroom to identify the main needs. Thus, generate a reflection around current teaching practices and collaborate on the problem of the application of geometry.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
Keywords: Aprendizagem
Fundamentos
Percepção e Visualização geométrica
Learning
Fundamentals
Perception and Geometric visualization
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Matemática - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PercepcoesGeometricasDificuldades.pdf877,95 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons