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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A importância da inserção da língua de sinais (Libras) no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará
metadata.dc.creator: SANTOS, Alex Potiguara dos
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da
Issue Date: 2016
Citation: ANTOS, Alex Potiguara dos. A importância da inserção da língua de sinais (Libras) no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará. Orientadora: Telma Socorro da Silva Sobrinho.. 2016. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia ) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/23. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Estuda a possibilidade de inserir a disciplina de Libras no curriculum pedagógico do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará, por meio do estudo do PPC da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA e também de PPC de outras instituições de ensino da biblioteconomia brasileira. Busca verificar se os discentes têm conhecimento sobre a linguagem de sinais (Libras) e averiguar como os docentes podem contribuir para administrar as disciplinas para os alunos com deficiência auditiva. Utiliza as abordagens qualitativas e quantitativas, pesquisa bibliográfica e documental. Apresenta os resultados de pesquisa de campo, na qual foram utilizados instrumentos para a coleta de dados por meio de formulários, direcionados aos docentes da UFPA e questionários, direcionados a alunos da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA e aos responsáveis por outras faculdades de biblioteconomia no país. Apresenta como resultado que a disciplina existe em duas instituições fora do estado do Pará e que os alunos e os professores do curso local apresentam certo conhecimento sobre Libras, e compreendem que essa disciplina seria relevante para o contexto curricular acadêmico. Portando, os portadores de deficiência auditiva conquistaram grandes espaços no mercado de trabalho e no ambiente acadêmico, isso mostra que a inclusão dessas pessoas na sociedade contribuiu para que o índice de preconceito se tornasse mais parcial entre os cidadãos.
Abstract: Studying the possibility of entering the discipline of pounds in the educational curriculum of librarianship course at the Federal University of Pará, PPC through the study of the School of Library Science at UFPA and also PPC other educational institutions of the Brazilian librarianship. Search check that the students have knowledge of sign language (Libras) and explore how teachers can help to manage the disciplines for students with hearing impairment. Uses qualitative and quantitative approaches, literature and documentary. Presents the results of field research, in which instruments were used to collect data through forms, directed to the teachers of UFPA and questionnaires directed to students of Library Science Faculty of the UFPA and those responsible for other library schools in the country. Presents the result that the discipline exists in two institutions outside the state of Pará and students and local teachers of the course have some knowledge of Libras, and understand that this discipline would be relevant to the academic curriculum context. Porting, the hearing impaired conquered large areas in the labor market and in the academic environment, it shows that the inclusion of these people in society contributes to the prejudice index became more partial among citizens.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Inclusão social
Libras
Biblioteconomia
Deficiência auditiva
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

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