Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2292
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Avaliação de desempenho em cenários de elevada e baixa taxa de transferência de dados para redes de sensores sem fio
Other Titles: Performance evaluation in high and low data throughput scenarios for wireless sensor networks
metadata.dc.creator: SILVA, Hygor Jardim da
metadata.dc.contributor.advisor1: CARVALHO, Tássio Costa de
Issue Date: 18-Dec-2018
Citation: SILVA, Hygor Jardim da. Avaliação de desempenho em cenários de elevada e baixa taxa de transferência de dados para redes de sensores sem fio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2292. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: As Redes de Sensores sem Fio (RSSF) são redes formadas por diversos dispositivos (sensores) com capacidade de comunicação e percepção que podem medir diversos parâmetros físicos em um ambiente, sendo que o poder das redes reside na habilidade de agregar um grande número de pequenos sensores que se organizam e se configuram independentemente, sendo de extrema importância para o controle e monitoramento de eventos recorrentes na região como desmatamentos, emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e desastres naturais. Com isto, este trabalho apresenta uma avaliação de desempenho em cenários de elevada e baixa taxa de transferência de dados para RSSF, realizando um estudo de caso na região paraense. A partir de cenários de simulação com padrões de transmissão sem fio, IEEE 802.11a e IEEE 802.11b; foram testados os três protocolos de roteamento mais utilizados em RSSF, AODV, DSDV, OLSR; e também uma configuração sem protocolo de roteamento; acerca da organização dos nós sensores, optou-se por duas topologias afim de observar situações onde o controle do posicionamento dos nós seria ou não possíveis, foram elas: distribuição em grade para situações urbanas e também industriais; distribuição aleatória para situações de monitoramento florestal, aquático e agrícola. Os resultados apresentados mostraram que o padrão IEEE 802.11a demonstrou um desempenho significativamente melhor que o padrão IEEE 802.11b obtendo valores menores de atrasos; o protocolo de roteamento DSDV demonstrou desempenho estável tanto nos cenários de elevada transferência quando de baixa transferência; nos cenários de alta transferência, todas as configurações tiveram taxas médias de 92,55 Kbps (Kilobit por segundo) de vazão, já nos cenários de baixa transferência obtiveram taxas de 6,72 Kbps (Kilobit por segundo); a mudança de protocolo de roteamento neste cenário não trouxe resultados expressivos, todos protocolos mantiveram desempenho semelhante. Dessa forma, os resultados alcançados criam a possibilidade para o amadurecimento das atuais simulações em trabalhos futuros, permitindo a reconfiguração dos parâmetros, novas simulações e cenários levando em conta outros fatores. Acredita-se que as simulações aqui realizadas podem auxiliar no estudo de implantação RSSF reais para região nordeste paraense.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Redes de sensores
Sensor networks
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Engenharia da Computação - CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AvaliacaoDesempenhoCenarios.pdf5,43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons