Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2291
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A utilização das tecnologias da informação no processo avaliativo na disciplina de matemática: uma abordagem do aplicativo plickers
metadata.dc.creator: PASTANA, Delson Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: CORRÊA, Genivaldo dos Passos
Issue Date: 11-Jul-2019
Citation: PASTANA, Delson Ferreira. A utilização das tecnologias da informação no processo avaliativo na disciplina de matemática: uma abordagem do aplicativo plickers. Orientador: Genivaldo Correa dos Passos. 2019. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2291. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: No terceiro milênio o uso das tecnologias de informação traduziu perfeitamente a atual maneira de ver o mundo e de se relacionar com ele, como consequência natural, esses fatos trouxeram uma série de transformações sociais, comportamentais e econômicas que interagem, criando novas formas de compreender a educação e suas práticas realizadas em sala de aula. No presente trabalho foi usado as TDIC’s (tecnologias digitais de informação e comunicação) para realizar um processo de avaliação em sala de aula, por meio do aplicativo Plickers, que é o foco principal do trabalho. Assim, oferecer subsídios para que os professores desenvolvam o ajuizamento do ensino da matemática de maneira satisfatória. E para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a questão das TDIC’s no ensino-aprendizagem em matemática e a avaliação. Após essa abordagem, foi executada uma prática de aferição direcionada aos alunos do 9º ano da escola estadual Prof.ª Benvinda de Araújo Pontes, após, foi aplicado questionários aos alunos e professor acerca do método utilizado tendo como ferramenta o aplicativo Plickers, a fim de identificar a receptividade e eficiência de seu emprego na escola.
Abstract: In the third millennium the use of information technologies perfectly translated the current way of seeing the world and of relating to it as a natural consequence, these facts have brought a series of social, behavioral and economic transformations that interact, creating new ways of understanding the education and their practices carried out in the classroom. In the present work the TDICs (digital information and communication technologies) were used to carry out a process of evaluation in the classroom, through the application Plickers, which is the main focus of the work. Thus, offer subsidies for teachers to develop the teaching of mathematics satisfactorily. And to reach this proposal, a bibliographical review was carried out of the main authors that address the issue of TDIC's in teaching-learning in mathematics and evaluation. After this approach, a benchmarking practice was applied to the 9th grade students of Prof.ª Benvinda de Araújo Pontes state school, after which, questionnaires were applied to the students and teacher about the method used using the Plickers application in order to identify the receptivity and efficiency of their employment in school.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Matemática
Avaliação
Ensino
Aprendizagem
Mathematics
Teaching
Learning
Evaluation
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Matemática - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ UtilizacaoTecnologiasInformacao.pdf1,83 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons