Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2281
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Análise comparativa de transmissão de vídeo em redes veiculares utilizando padrões IEEE 802.11g e IEEE 802.11p
Other Titles: Comparative analysis of video transmission in vehicular networks using IEEE 802.11g and IEEE 802.11p standards
metadata.dc.creator: FERREIRA, Francisco Ademilton dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique
Issue Date: 18-Jun-2019
Citation: FERREIRA, Francisco Ademilton dos Santos. Análise comparativa de transmissão de vídeo em redes veiculares utilizando padrões IEEE 802.11g e IEEE 802.11p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2281. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Com a crescente utilização das redes sem fio em diversos ambientes, e com o forte investimento da indústria automotiva em embarcação de dispositivos capaz de transmitir informações que aumente a segurança e a eficiência no trânsito, diversos estudos estão sendo desenvolvidos nesse sentido. Entretanto devido ao elevado custo e a pouca oferta de dispositivos compatíveis com o padrão IEEE 802.11p, a maioria dos trabalhos envolvendo VANETs (Vehicular Ad-hoc NETworks) são realizados em ambiente de simulação. O presente trabalho faz uma análise comparativa de desempenho dos padrões IEEE 802.11p e IEEE 802.11g na transmissão de vídeos para que seja possível identificar o comportamento de ambos em um cenário V2V (Vehicle-to-Vehicle) visando um melhor custo-benefício e uma nova opção de conectividade. Para isso os cenários de redes foram simulados por meio da ferramenta Network Simulator 2 - NS-2, e obtido as métricas de PSNR (Peak to Signal-to-Noise Ratio), SSIM (Structural SIMmilarity) e VQM (Video Quality Metric) através da ferramenta MSU Video Quality Measurement Tool, as quais foram confrontadas de ambos os padrões, mostrando-nos qual deles demonstrou um melhor desempenho.
Abstract: With the increasing use of wireless networks in a variety of environments, and with the strong investment of the automotive industry in device vessels capable of transmitting information that increases traffic safety and efficiency, several studies are being developed in this direction. However, due to the high cost and low availability of devices compatible with the IEEE 802.11p standard, most work involving VANETs (Vehicular Ad-hoc NETworks) is performed in a simulation environment. The present work presents a comparative analysis of the performance of the IEEE 802.11p and IEEE 802.11g standards in the video transmission so that it is possible to identify the behavior of both in a V2V (Vehicle-to-Vehicle) scenario aiming at a better cost-benefit and a new connectivity option. For this, the network scenarios were simulated using the Network Simulator 2 - NS-2 tool, and obtained the Peak to Signal-to-Noise Ratio (PSNR), SSIM (Structural SIMmilarity) and VQM (Video Quality Metric) metrics of the MSU Video Quality Measurement Tool, which were confronted by both standards, showing us which one showed the best performance.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Redes ad hoc (redes de computadores)
Sistemas de comunicação sem fio
Ad hoc networks (Computer networks)
Wireless communication systems
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Engenharia da Computação - CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AnaliseComparativaTransmissao.pdf671,44 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons