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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Percepções discentes sobre leitura e literatura infantojuvenil no 6º ano do ensino fundamental maior: uma experiência com o gênero fábula
metadata.dc.creator: MENDES, Lúcia do Socorro de Castro
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de
Issue Date: 17-Aug-2018
Citation: MENDES, Lúcia do Socorro de Castro. Percepções discentes sobre leitura e literatura infantojuvenil no 6º ano do ensino fundamental maior: uma experiência com o gênero fábula. Orientadora: Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2273. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho, que tem como tema “a prática da leitura por meio da literatura infantojuvenil no 6º ano do ensino fundamental maior com o gênero fábula: Percepções discentes”, teve como objetivo analisar, a partir das opiniões da docente e dos discentes de uma turma de sexto ano, a contribuição da literatura infantojuvenil no desenvolvimento de habilidades de leitura na formação crítica e cidadã do aluno nas aulas de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental. Pautou-se no procedimento metodológico estudo de caso com pesquisa quali/quanti descritiva, a qual foi realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio da zona Urbana, com 19 alunos do 6º ano do ensino fundamental da turma: “A”, do turno da manhã, onde foram desenvolvidas atividades diversificadas, por meio do gênero fábula e produção de texto para promover o contato da turma com a literatura infantojuvenil e a posteriori aplicados questionários com perguntas abertas sobre leitura, ensino de leitura e literatura infantojuvenil a fim de coletar opiniões sobre como os alunos percebem essa relação na educação básica. Para tanto, a fim de fundamentar esta pesquisa no que concerne ao ensino da leitura e da escrita através da literatura Infantojuvenil, nas aulas de Língua Portuguesa, no ensino fundamental maior, foram estudados vários teóricos que discutem essa temática, sobre ensino da leitura tais como: Dolz (2004), Fernandes (2007), Freire (2008), GIL (2002), Lajolo, & Zilberman (1996), Lakatos & Marconi, (2010), Lima & Rosa (2012), Zilberman & Silva, (2008). Cagliari (2009). O interesse por essa pesquisa surgiu a partir da observação e da necessidade de oferecer um ensino de leitura diferenciado, utilizando a literatura Infantojuvenil nas aulas de Língua Portuguesa, visando despertar nos alunos a imaginação, curiosidade, criação, emoções, sentimentos, participação e a formação de leitores/escritores críticos e competentes. Nesse sentido, pode-se dizer que, através do resultado obtido, a leitura ocupa na escola um lugar privilegiado, sendo imprescindível na vida do ser humano.
Abstract: The present work, which has as its theme "the practice of reading through the literature on children and young people in the 6th year of primary education with the genre fable: Perceptions of learning", had as objective to analyze, based on the opinions of the teacher and the students of a sixth grade class, the contribution of the children's literature in the development of reading skills in the critical formation and citizen of the student in the Portuguese Language classes of the 6th year of Elementary School. A case study with descriptive quali/ quantitative research was conducted in a methodological procedure, which was carried out in a Municipal School of Primary and Secondary Education in the Urban zone, with 19 students from the 6th grade of the group: "A", from the in the morning, where diversified activities were developed, through the fable genre and text production to promote the contact of the class with the infantojuvenil literature and afterwards applied questionnaires with open questions about reading, reading teaching and children's literature in order to collect opinions about how students perceive this relationship in basic education. Therefore, in order to base this research in the teaching of reading and writing through the literature of children and adolescents, in the Portuguese language classes, in the major elementary school, several theorists have been studied that discuss this subject, about reading teaching such as (2008), Zilberman & Silva, (2008), and Zilberman & Silva (2008), as well as in the literature on the subject. ). Cagliari (2009). The interest in this research arose from the observation and the need to offer a differentiated reading teaching, using the Children and Youth Literature in the Portuguese Language classes, aiming to awaken in the students the imagination, curiosity, creation, emotions, participation and formation of critical and competent readers / writers. In this sense, it can be said that, through the result obtained, the reading occupies in the school a privileged place, being essential in the life of the human being.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Keywords: Leitura
Literatura infantojuvenil
Fábula
Reading
Children's literature
Fable
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

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