Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2263
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O gênero fábula nas aulas de língua portuguesa no desenvolvimento das competências leitoras do 7º ano da escola Tenente Turiano Silva – Titular
metadata.dc.creator: SILVA, Sueli dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: FREITAS, Marília Fernanda Pereira de
Issue Date: 27-Feb-2019
Citation: SILVA, Sueli dos Santos. O gênero fábula nas aulas de língua portuguesa no desenvolvimento das competências leitoras do 7º ano da escola Tenente Turiano Silva – Titular. Orientadora: Marília Fernanda Pereira de Freitas. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2263. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho visa apresentar uma sequência didática que tem como objeto de estudo o gênero textual fábula pela sua disseminação na sociedade em que vivemos para desenvolver a competência leitora em alunos do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenente Turiano Silva – Titular. O objetivo geral dessa proposta metodológica é estimular o hábito da leitura, possibilitando o desenvolvimento de competências interpretativas, por entender a importância da leitura para a formação destes, e os objetivos específicos são: identificar o gênero fábula e suas peculiaridades; desenvolver a competência leitura dos alunos do 7º ano; desenvolver habilidades de comunicação oral, aprimorando a fala, a leitura e a escrita do educando. Para nortear este trabalho tomou-se como referencial teórico a concepção dialógica de linguagem de Bakhtin (2011), os estudos de Marcuschi (2008) sobre gênero textual e tipo textual; e a proposta de Dolz e Schnewly (2004) de aplicar sequência didática para o ensino de língua materna. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e apresentação de uma proposta para se trabalhar o gênero textual fábula no 7º ano do ensino fundamental.
Abstract: The present work aims to present a didactic sequence that has as object of study the fable textual genre for its dissemination in the society in which we live to develop the reading competence in 7th grade students of the Municipal School of Primary Education Tenente Turiano Silva - Titular. The general objective of this methodological proposal is to stimulate the habit of reading, allowing the development of interpretive skills, understanding the importance of reading for their formation, and the specific objectives are: to identify the fable genre and its peculiarities; develop reading competence for 7th grade students; develop oral communication skills, improving the student's speech, reading and writing skills. In order to guide this work, Bakhtin's dialogical conception of language (2011), Marcuschi's (2008) studies on textual genre and textual type were taken as theoretical reference; and the proposal of Dolz and Schnewly (2004) to apply didactic sequence for mother tongue teaching. The methodology used was the bibliographical research and presentation of a proposal to work the textual genre fable in the 7th year of elementary school.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Keywords: Fábula
Competência leitora
Sequência didática
Fable
Reading skills
Following teaching
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GeneroFabulaAulas.pdf564,66 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons