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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Análise sobre o uso dos contos de fadas na zona ribeirinha no município de Abaetetuba-PA
metadata.dc.creator: MAUÉS, Diana Teles
RIBEIRO, Leidiane Mara Moraes
metadata.dc.contributor.advisor1: COSTA, Regina Barbosa da
Issue Date: 26-May-2018
Citation: MAUÉS, Diana Teles; RIBEIRO, Leidiane Mara Moraes. Análise sobre o uso dos contos de fadas na zona ribeirinha no município de Abaetetuba/PA. Orientadora: Regina Barbosa da Costa. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2261. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Autores como Cosson (2016); Kleiman (2003), Brandão (1997), Foucambert (1997) dentre outros, realizam discussões que enfatizam a importância da leitura do texto literário para o processo de desenvolvimento do letramento literário, pois essas possibilitam aos sujeitos o desenvolvimento de habilidades sociocognitivas. Cosson (2016) destaca que mediante a leitura dos textos literários, é possível adotar um comportamento e uma linguagem adquirindo o gosto pela leitura sem perder-se a “beleza” dos textos. Nesta linha de pensamento, a leitura do texto literário pode ser uma prática voltada para a reflexão sociocultural, por meio das experiências. Desta forma, sabe-se que a leitura dos textos literários é importante para o desenvolvimento do letramento, no entanto, muitas vezes, há apenas a afirmação dessa importância sem que fique claro como e em que condições esses textos exercem esse papel formativo. Ou seja, é preciso avançar nesses estudos visando responder as seguintes perguntas: como e porque os contos de fadas e/ou os textos literários promovem o letramento literário? O que há nesses textos que os tornam tão importante para o processo de letramento literário? Assim, por meio deste estudo, objetiva-se analisar como o uso dos Contos de Fadas dos Irmãos Grimm promove o letramento literário, refletindo acerca das funções sociocognitivas linguísticas interacionistas no desenvolvimento humano. O presente estudo é de cunho teórico, fundamentando-se na produção teórica de autores como Silva, Lajolo, documentos legais como os PCN’S, dentre outros representantes da temática. Os resultados dessa pesquisa apontam que o uso dos Contos de Fadas e a leitura do texto literário exercem papel sociocognitivo fundamental ao desenvolvimento do leitor literário, pois por meio destes é possível exercitar, principalmente, a imaginação a sentimentos como senso de solidariedade, amor ao próximo, além de uma reflexão crítica acerca de situações do cotidiano. Também, ao utilizar esses recursos como ferramenta para o letramento, permite-se ampliar o conhecimento sobre o mundo. Do ponto de vista pedagógico, é essencial o papel do professor nesse processo, na medida em que ele pode criar situações com várias possibilidades de releitura dos diferentes temas dos Contos de Fadas, para que o sujeito possa ver para além daquilo que lhe é oferecido pelo seu cotidiano, expandindo, assim, o seu conhecimento sobre o mundo.
Abstract: Authors such as Cosson (2016); Kleiman (2003); Brandão (1997); Foucambert (1997), among others, hold discussions that emphasize the importance of reading the literary text to the process of literary literacy development, since these enable the subjects to develop socio-cognitive skills. Cosson (2016) points out that by reading the literary texts it is possible to adopt a behavior and a language acquiring the taste for reading without losing the "bonitoza" of the texts. In this line of thinking, the reading of the literary text can be a practice focused on sociocultural reflection, through experiences. In this way, it is known that the reading of literary texts is important for the development of literacy, however, often, there is only the affirmation of this importance without it being clear how and under what conditions these texts exert this formative role. That is, it is necessary to advance in these studies in order to answer the following questions: how and why do fairy tales and / or literary texts promote literary literacy? What are these texts that make them so important to the process of literary literacy? Thus, through this study, we aim to analyze how the use of Fairy Tales of the Grimm brothers promotes literary literacy, reflecting on the interactionist linguistic sociocognitive functions in human development. The present study is theoretical, based on the theoretical production of authors such as Silva, Lajolo, legal documents such as NCPs, among others, representative of this thematic approach. The results of this research point out that the use of Fairy Tales and the reading of the literary text play fundamental sociocognitive roles to the development of the literary reader, because through these is possible to exercise mainly the imagination, feelings as a sense of solidarity, and a critical reflection on everyday situations. Also, by using these resources as a tool for literacy, you can broaden your knowledge about the world. From the pedagogical point of view, the role of the teacher in this process is essential, since he can create situations with several possibilities of re-reading the different themes of Fairy Tales, so that the subject can read beyond what is offered by his daily life, thus expanding his knowledge of the world.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Keywords: Letramento literário
Texto literário
Literatura
Fairy Tales
Literary literacy
Literary text
Literature
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

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