Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2259
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura: um estudo de caso
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Jocilene Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de
Issue Date: 17-Aug-2018
Citation: RODRIGUES, Jocilene Ferreira. A utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura: um estudo de caso. Orientador: Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa. 2018 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2259. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar como a utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura pode contribuir de maneira significativa na prática da leitura. Para isso foi escolhida a escola de ensino fundamental São Francisco de Assis, a qual já desenvolve atividades relacionada à sala de leitura. O trabalho está desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas, tendo como embasamento alguns autores da área, que abordam sobre o tema em questão, pois fazendo uso das histórias em quadrinhos na sala de leitura o aluno adquire um desenvolvimento da leitura proficiente. A utilização de Histórias em quadrinhos permite compreender e interpretar de forma autônoma os textos lidos e leva o professor a perceber a relevância de desenvolver leitores independentes, críticos e reflexivos. Portanto, é oferecido aos professores meios concretos de realizar atividades coerentes que favoreçam a inserção do aluno no âmbito da leitura via sala de leitura.
Abstract: This paper aims to present how the use of comics in the reading room can contribute significantly to the practice of reading. For this, the São Francisco de Assis primary school was chosen, which already has activities related to the reading room. The work is developed through bibliographical research, based on some authors of the area, who approach on the subject in question, because by making use of comics in the reading room the student acquires a development of proficient reading. The use of Comic Books allows the reader to understand and interpret independently the texts read and leads the teacher to realize the relevance of developing independent, critical and reflexive readers. Therefore, teachers are offered concrete means to carry out coherent activities that favor the insertion of the student in the scope of reading through the reading room.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Keywords: Estratégia de leitura
Sala de leitura
Aprendizagem
Reading Strategy
Reading room
Learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_UtilizacaoHistoriasQuadrinhos.pdf493,3 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons