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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Das lutas do quilombo ao acesso à universidade: a permanência de alunos quilombolas no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará / Campus Guamá
Other Titles: From quilombo struggles to university access: the permanence of quilombola students in the Civil Engineering Course of the Federal University of Pará / Guamá Campus
metadata.dc.creator: AMARAL NETO, Paulo Damasceno do
metadata.dc.contributor.advisor1: CUNHA, Débora Alfaia da
Issue Date: 22-Jul-2019
Citation: AMARAL NETO, Paulo Damasceno do. Das lutas do quilombo ao acesso à universidade: a permanência de alunos quilombolas no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará / Campus Guamá. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2249. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) denominado “Das lutas do quilombo ao acesso à universidade: a permanência de alunos quilombolas no curso de engenharia civil da Universidade Federal do Pará / campus Guamá” é a finalização de um ciclo de estudos na graduação no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e de atividades de pesquisa, extensão e ensino desenvolvidos em comunidades remanescentes quilombolas e no projeto de Extensão Educação e Ludicidade Africana e Afro-brasileira – LAAB, projeto coordenado pela professora Drª Débora Alfaia da Cunha. Metodologicamente a pesquisa é qualitativa na modalidade de estudo de caso, sendo os dados coletados por meio de entrevistas semi estruturadas, focadas na experiência de entrada e permanência, de três discentes do curso de engenharia civil da UFPA - Campus Guamá. A pesquisa tem como objetivo analisar o acesso e permanência desses alunos no referido curso, identificando dificuldades e especificidades desse trajeto acadêmico. Os resultados indicam o sucesso da política de acesso por cota. Contudo, também evidenciam que esses alunos precisam, para o êxito de sua permanência, de um maior acompanhamento por parte da instituição, uma vez que apresentam dificuldades de entrada que podem resultar em imediato abandono do curso. Entre as dificuldades, destacam-se o óbice entre o ensino de matemática recebido na educação básica da rede pública e o demandando pela universidade, bem como as necessidades de moradia e de alimentação. Além disso, na adaptação desses alunos, urge a elaboração de políticas de combate ao racismo institucional, ainda vivenciado por esses sujeitos ao longo do percurso acadêmico. Apesar dos obstáculos e desafios para a inclusão da diversidade na UFPA, as conclusões indicam que a inclusão de alunos quilombolas é uma política importante no avanço na cidadania dos homens e mulheres negras da Amazônia.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Quilombolas - Educação (Superior)
Universidade Federal do Pará. Instituto de Tecnologia. Faculdade de Engenharia Civil
Quilombolas - Education (Higher)
Federal University of Pará. Institute of Technology. Civil Engineering College
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

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