Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2248
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Prática docente e o autismo: as barreiras enfrentadas pelos docentes em suas práticas pedagógicas na E.M.E.I.E.F profª Emília Gimennez, em Castanhal/PA
Other Titles: Teaching practice and autism: the barriers faced by teachers in their pedagogical practices at E.M.E.I.E.F Prof. Emília Gimennez, in Castanhal / PA
metadata.dc.creator: CORREA, Tassia Juliana dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
Issue Date: 11-Jun-2019
Citation: CORREA, Tassia Juliana dos Santos. Prática docente e o autismo: as barreiras enfrentadas pelos docentes em suas práticas pedagógicas na E.M.E.I.E.F profª Emília Gimennez, em Castanhal/PA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2248. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado A Prática Docente e o Autismo: as barreiras enfrentadas pelos docentes em suas práticas pedagógicas, investigou as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes, da Escola Municipal Emilia Gimennez em Castanhal. O estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, para a coleta de dados utilizou-se uma entrevista composta de doze questionamentos, direcionadas a professoras, mediadora e coordenadora que possuíam alunos autistas na sala de aula. Os dados foram analisados com base nos autores que vem discutindo a inclusão do aluno autista e a formação dos professores como Bosa (2006), Cunha (2014), Mantoan (2015), Silva(2013), Araújo (2012), e Delors (2003), dentre outros. Concluísse que a maior dificuldade encontrada pelos docentes é elaboração de atividade adaptadas, o que pode ser consequência da falta de formação continuada disponível pela Rede Municipal de Ensino. O estudo revela também que na maioria das vezes as atividades acabam excluindo os alunos autistas, por não estarem adequadas as suas necessidades. No entanto, mesmo com dificuldades, alguns docentes estão sempre buscando melhorar suas metodologias para minimizara as dificuldades do seu aluno, seja na comunicação, na interação social, na leitura ou na escrita. Porém, A pouca compreensão da maioria dos professores, acaba afetando o desenvolvimento dos seus alunos, o que pode contribuir para a não eficácia das metodologias utilizadas na sala de aula, o que nos leva a uma reflexão sobre a disponibilização de professores capacitados no município de Castanhal.
Abstract: This work, entitled Teaching Practice and Autism: the barriers faced by teachers in their pedagogical practices, investigated the main difficulties faced by teachers, the Emilia Gimennez Municipal School in Castanhal. The study was based on a qualitative approach, to the data collection was used an interview composed of twelve questions, addressed to teachers, mediator and coordinator who had autistic students in the classroom. The data were analyzed based on the authors who have been discussing the inclusion of the autistic student and the training of teachers such as Bosa (2006), Cunha (2014), Mantoan (2015), Silva (2013), Araújo 2003), among others. It was concluded that the greatest difficulty found by teachers is the elaboration of adapted activity, which may be a consequence of the lack of continuous training available by the Municipal Education Network. The study also reveals that most of the time activities end up excluding autistic students because their needs are not adequate. However, even with difficulties, some teachers are always seeking to improve their methodologies to minimize the difficulties of their student, whether in communication, social interaction, reading or writing. However, poor understanding of the majority of teachers ends up affecting the development of their students, which may contribute to the ineffectiveness of the methodologies used in the classroom, which leads us to a reflection about the availability of qualified teachers in the municipality of Castanhal.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Prática de ensino
Crianças autistas
Autismo
Castanhal (PA)
Student teaching
Autistic children
Autism
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PraticaDocenteAutismo.pdf504,63 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons