Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2247
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PIRES, Daniel Alvarez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4487383675643868pt_BR
dc.creatorSOUZA, Fábio José Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4610793039707000pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-17T16:51:11Z-
dc.date.available2019-10-17T16:51:11Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.identifier.citationSOUZA, Fábio José Silva. Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2247. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2247-
dc.description.abstractThis research addresses a special type of occupational stress, burnout syndrome, in the professional context of elementary school teachers who work in fields schools. The aim of this research is analyze the levels of burnout syndrome in teachers at the elementary school level of public schools in the municipal of Castanhal, Pará. To achieve this objective, we realized a field research with a view to applying the sociodemographic questionnaire and the Inventory Maslach Burnout Inventory-MBIED, from which it is possible to evaluate how the professional experiences his work through three dimensions of burnout: Emotional Exhaustion, Professional Realization and Depersonalization. The data indicate the prevalence of high levels for the dimension emotional exhaustion, low level of depersonalization and medium level of professional achievement.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda um tipo especial de estresse ocupacional, a síndrome de burnout, no contexto profissional de professores do ensino fundamental que atuam em escolas da zona rural. O objetivo traçado para a elaboração desta pesquisa consiste em analisar os níveis das dimensões da síndrome de burnout em professores do nível fundamental das escolas públicas municipais de Castanhal, Pará. Para alcançarmos tal objetivo realizamos uma pesquisa de campo com vistas à aplicação do questionário sociodemográfico e o inventário Maslach Burnout Inventory-MBI-ED, a partir do qual é possível avaliar como o profissional vivencia seu trabalho através de três dimensões do burnout: Exaustão Emocional, Realização Profissional e Despersonalização. Os dados apontam a prevalência de níveis altos para a dimensão exaustão emocional, de baixo nível de despersonalização e médio nível de realização profissional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Brito (camilabrito@ufpa.br) on 2019-10-17T12:22:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_IndicadoresDimensoesBurnout.pdf: 680712 bytes, checksum: ee1fe7b172b9d40daa8fbfed7ec63c38 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Brito (camilabrito@ufpa.br) on 2019-10-17T16:51:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_IndicadoresDimensoesBurnout.pdf: 680712 bytes, checksum: ee1fe7b172b9d40daa8fbfed7ec63c38 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-17T16:51:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_IndicadoresDimensoesBurnout.pdf: 680712 bytes, checksum: ee1fe7b172b9d40daa8fbfed7ec63c38 (MD5) Previous issue date: 2019-07-10en
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectBurnout (Psicologia)pt_BR
dc.subjectProfessores de ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectCastanhal (PA)pt_BR
dc.subjectBurn out (Psichology)pt_BR
dc.subjectElementary teacherspt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleIndicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona ruralpt_BR
dc.title.alternativeIndicators of burnout dimensions in elementary school teachers in rural schoolspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_IndicadoresDimensoesBurnout.pdf664,76 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons