Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2247
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural
Other Titles: Indicators of burnout dimensions in elementary school teachers in rural schools
metadata.dc.creator: SOUZA, Fábio José Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: PIRES, Daniel Alvarez
Issue Date: 10-Jul-2019
Citation: SOUZA, Fábio José Silva. Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2247. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa aborda um tipo especial de estresse ocupacional, a síndrome de burnout, no contexto profissional de professores do ensino fundamental que atuam em escolas da zona rural. O objetivo traçado para a elaboração desta pesquisa consiste em analisar os níveis das dimensões da síndrome de burnout em professores do nível fundamental das escolas públicas municipais de Castanhal, Pará. Para alcançarmos tal objetivo realizamos uma pesquisa de campo com vistas à aplicação do questionário sociodemográfico e o inventário Maslach Burnout Inventory-MBI-ED, a partir do qual é possível avaliar como o profissional vivencia seu trabalho através de três dimensões do burnout: Exaustão Emocional, Realização Profissional e Despersonalização. Os dados apontam a prevalência de níveis altos para a dimensão exaustão emocional, de baixo nível de despersonalização e médio nível de realização profissional.
Abstract: This research addresses a special type of occupational stress, burnout syndrome, in the professional context of elementary school teachers who work in fields schools. The aim of this research is analyze the levels of burnout syndrome in teachers at the elementary school level of public schools in the municipal of Castanhal, Pará. To achieve this objective, we realized a field research with a view to applying the sociodemographic questionnaire and the Inventory Maslach Burnout Inventory-MBIED, from which it is possible to evaluate how the professional experiences his work through three dimensions of burnout: Emotional Exhaustion, Professional Realization and Depersonalization. The data indicate the prevalence of high levels for the dimension emotional exhaustion, low level of depersonalization and medium level of professional achievement.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Burnout (Psicologia)
Professores de ensino fundamental
Escolas públicas
Castanhal (PA)
Burn out (Psichology)
Elementary teachers
Public school
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_IndicadoresDimensoesBurnout.pdf664,76 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons