Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2237
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O patrimônio edificado e a instituição museal: uma questão de preservação: o estudo de caso do Museu Casa das Onze Janelas (Belém - PA)
metadata.dc.creator: TRINDADE, Estefani Mikaela Batista
metadata.dc.contributor.advisor1: PALÁCIOS, Flávia Olegário
Issue Date: 28-Jan-2018
Citation: TRINDADE, Estefani Mikaela Batista. O patrimônio edificado e a instituição museal: uma questão de preservação: o estudo de caso do Museu Casa das Onze Janelas (Belém - PA). Orientadora: Flávia Olegário Palácios. 2018. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Faculdade de Artes Visuais, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2237. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Os projetos de requalificações tem sido a solução para edificações históricas que, diante de uma paisagem urbana que está em constante e rápida mudança, tem se tornado construções obsoletas em meio a edifícios modernos e o Palacete Casa das Onze Janelas, localizado em Belém, Pará, se enquadra neste contexto. Após o projeto Feliz Lusitânia, o edifício passou a abrigar o museu de arte contemporânea Museu Casa das Onze Janelas que lhe conferiu, para além de uma nova utilização, um significado que se somou à sua importância enquanto patrimônio. Apesar disto, e por mais que os museus sejam reconhecidos como instituições máximas quanto se trata de salvaguarda, a relação entre edifício histórico e instituição de arte contemporânea apresenta determinados questionamentos referendes principalmente a preservação da construção. É partindo deste ponto que este trabalho se justifica ao se pesquisar como a instituição está gerindo este bem imóvel e até que ponto o museu está interferindo ou não na leitura do palacete. O objetivo geral é estudar o vínculo entre a edificação histórica e o museu de discurso contemporâneo dentro de um contexto de requalificação. Apoiado por uma metodologia que parte de pesquisa in situ e de referências primárias e secundarias, este trabalho busca compreender questões voltadas para a preservação e utilização deste bem por parte da instituição museológica.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
Keywords: Patrimônio
Requalificação
Museu Casa das Onze Janelas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Museologia - FAV/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PatrimonioEdificadoInstituicao.pdf1,46 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons