Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2230
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Museu da Universidade Federal do Pará: a interação do museu com o público escolar através da mediação cultural
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Mayra do Socorro de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: ANTUNES, Isis de Melo Molinari
Issue Date: 2014
Citation: RODRIGUES, MAYRA DO SOCORRO DE ARAÚJO. Museu da Universidade Federal do Pará: a interação do museu com o público escolar através da mediação cultural. Orientadora: Isis de Melo Molinari Antunes. 2014. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Faculdade de Artes Visuais, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2230. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa em questão analisa as relações que o público escolar pertencente ao ensino médio estabelece como Museu da Universidade Federal Pará (MUFPA) no momento da visitação, no qual o estudante entra em contato com as exposições e passa a ser orientado pelo mediador cultural. A partir destas premissas, foram utilizados procedimentos metodológicos que se referem a uma revisão bibliográfica baseada nos preceitos de Santos (2008), Marandino (2008), Cury (2005), entre outros, além da pesquisa de campo que possibilitou a observação, a investigação e o contato mais próximo do público visitante em análise. Neste sentido, procurou-se compreender o museu a partir dos preceitos da Nova Museologia, que o compreende enquanto um espaço relacional e educacional, constituindo um papel sociocultural relevante na sociedade e no qual o retorno do público passa a ser considerado de fundamental importância para o desenvolvimento de suas práticas. Para esta pesquisa, a mediação cultural em museus é considerada o objeto de estudo por possuir grande relevância dentro dos espaços museais, pois torna possível um contato mais próximo do público com o museu, servindo como fator estimulante para que os visitantes passem a visitar seus espaços com mais frequência.
Abstract: This study analyzes the relationship the high school school public sets with the Museum of the Federal University of Pará (MUFPA) at the time of the visit, in which the student comes into contact with its exhibits and will be guided by a cultural mediator. From these assumptions, methodological procedures referring to a literature review based on the precepts of Santos (2008), Marandino (2008), Cury (2005), among others, were used, in addition to fieldwork which enabled the observation, research and the closest contact with the visiting public in analysis. In this sense, we tried to understand the museum from the New Museology principles, which comprise it as a relational and educational space, seeking to build a relevant socio-cultural role in society and in which the public response shall be considered fundamentally important for the development of their practices. For this research the Cultural Mediation in museums is considered the object of study because it has great relevance within the museological space, for making possible a closer contact between the museum and its public, serving as a stimulating factor for visitors pass to visit its spaces more frequently.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
Keywords: Museu da UFPA
Mediação cultural
Nova Museologia
Público escolar
Exposição museológica
UFPA museum
Cultural mediation
New Museology
School Public
Museum exhibition
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Museologia - FAV/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MuseuUniversidadeFederal.pdf1,6 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons