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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Pontos de memória: uma via conceitual de museu no bairro da Terra Firme
metadata.dc.creator: GIESE, Silvia Guerreiro
metadata.dc.contributor.advisor1: MELO, Diogo Jorge de
Issue Date: 2014
Citation: GIESE, Silvia Guerreiro. Pontos de memória: uma via conceitual de museu no bairro da Terra Firme. Orientador: Diogo Jorge de Melo. 2014. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Faculdade de Artes Visuais, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2212. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo faz uma análise do Programa Ponto de Memória,mais especificamente da sua experiência no bairro da Terra Firme -enfocando na ótica da Museologia e em algumas teorias sobre movimentos sociais. A partir destas abordagens será possível delimitar alguns traços que definem o Programa como uma política pública, dentro do campo dos museus. Lembrando, que a onda de pensamento que se alastrou pelo mundo nas décadas de 1960 e 1970, fruto do movimento de maio de 1968, tiveram relação direta com criação de estruturas ideológicas dentro da Museologia, que passou a reivindicar um museu do povo e uma museologia popular. A “Nova Museologia”, nesse sentido, influenciou uma serie de políticas públicas em diversos países. No Brasil os Pontos de Memória foram criados em 2009, e até o momento é o programa máximo do governo federal para fomentação da memória social e ações museológicas em comunidades historicamente excluídas da lógica hegemônica de cultura construída pelas elites e representada na maioria dos museus tradicionais. O Ponto de Memória da Terra firme, localizado na periferia de Belém,é uma dessas ações, que em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi vem construindo atividades pautadas na formação e fortalecimento da cultura da comunidade. Contudo as novas formas de museu estão cheias de contradições, enfrentam as barreiras legais, a falta de investimento financeiro e os problemas sociais. Estas são algumas considerações que se encontram em sintonia com a dificuldade de se compreender o Museu Integral, alimentando uma crise dos sujeitos individuais e coletivos com o museu.
Abstract: This Project makes an analysis of the “Ponto de Memória” program, more specifically in its interactions around the Terra Firme neighborhood in Belém, PA – implying Museology‟s sight and linked to social movements. From Museology‟s approach, it was possible to delimit the aspects that define the Program as a public policy from among Museology field of study. Remembering that the current of thought that was spread around the globe in 1960 and 1970 decades, a result of the May 1968 movement, had a direct relation in creating ideological structures inside Museology, which started to vindicate a museum for the people and a popular museology. The “New Museology”, following this direction, influenced many public policies in many countries. In Brazil, the Ponto de Memória program was created in 2009, and so far it is the greatest program sponsored by the federal government that promotes social memory and museological actions inside communities that have been long excluded by the hegemonic logic of culture created by the Elites and exposed in most traditional museums. Terra Firme‟s Ponto de Memória, located in the outskirts of Belém, is one of those actions that, together with MuseuParaenseEmílioGoeldi (EmílioGoeldi Museum), is elaborating activities founded in creating and strengthening the community‟s culture. However, the new types of museums are full of contradictions: facing legal barriers, lack of financial investment and social problems. These are a few of the subjects that matches the difficulty in understanding Integral Museum.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
Keywords: Pontos de memória
Terra firme
Museologia
Museology
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Museologia - FAV/ICA

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