Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2209
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O Programa Novo Mais Educação na escola M.E.I.F. Pedro Coelho da Mota em Castanhal: desenvolvimento, dificuldades e contribuições
Other Titles: The New More Education Program at M.E.I.F. Pedro Coelho da Mota in Castanhal: development, difficulties and contributions
metadata.dc.creator: SILVA, Fernanda Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: RIBEIRO, Madison Rocha
Issue Date: 5-Jul-2019
Citation: SILVA, Fernanda Alves. O Programa Novo Mais Educação na escola M.E.I.F. Pedro Coelho da Mota em Castanhal: desenvolvimento, dificuldades e contribuições. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: . Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “O Programa Novo Mais Educação na escola M.E.I.F. Pedro Coelho da Mota em Castanhal/PA: Desenvolvimento, Dificuldades e Contribuições” é o resultado de uma pesquisa de campo realizada em uma escola municipal de um bairro periférico da zona urbana da cidade de Castanhal/PA. Analisa a implantação do programa na escola, compreendendo sua implementação, dificuldades e contribuições para a educação escolar, a partir de um contexto em que a política de educação visada é a educação em tempo integral no Brasil. O referido estudo fundamenta-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, inspirando-se metodologicamente em um estudo de caso. A coleta de dados e informações se deu a partir da entrevista estruturada a qual foi realizada com os seguintes agentes do programa na escola: articulador, mediadores e facilitadores. Os dados foram organizados e analisados com base nas ideias de autores que discutem a educação integral e em tempo integral, tais como: Cavaliere (2007), Guará (2006), Ribeiro (2017), Moll (2012), dentre outros. A partir deste trabalho foi possível constatar que a implantação do programa na escola se deu a partir da necessidade de se melhorar o rendimento dos alunos, bem como desenvolver suas múltiplas dimensões humanas, a partir da perspectiva de educação integral em tempo integral que é visada pelo Programa Novo Mais Educação. Durante o processo, algumas dificuldades se fizeram presentes constantemente, dentre elas, a baixa frequência dos alunos no programa e a falta de material didático para a realização das atividades. Apesar desses impasses, o programa teve bons resultados com relação ao desempenho do rendimento dos alunos participantes do programa.
Abstract: This Work of conclusion of course (CBT) titled "the new program More education in M.E.I.F. school Pedro Coelho da Mota in Castanhal/PA: development, problems and Contributions" is the result of a field research carried out in a municipal school a peripheral district of the urban area of the city of Castanhal/PA. Analyses the implementation of the program at school, understanding your implementation, difficulties and contributions to school education, from a context where the target education policy is the full-time education in Brazil. The study is based on a qualitative research approach, based methodologically on a case study. Data collection and information was given from the structured interview which was conducted with the following agents of the program at school: articulator, mediators and facilitators. The data were organized and analyzed based on the ideas of authors who argue the integral education and full-time, such as: Cavaliere (2007), New Delhi (2006), Ribeiro (2017), Moll (2012), among others. From this work it was possible to observe that the implementation of the program on the school from the need to improve the performance of students, as well as develop their multiple human dimensions, from the perspective of full time education integral is targeted by the new program More education. During the process, some difficulties were present, among them, the low frequency of students in the program and the lack of teaching material to carry out the activities. Despite these impasses, the program had good results with respect to the performance of the performance of the students participating in the program.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Escolas públicas
Educação - Política governamental
Castanhal (PA)
Public school
Education - Government policy
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ProgramaNovoMais.pdf452,78 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons