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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Proposta de estudo iconográfico dos vitrais da Basílica Santuário de Nazaré
metadata.dc.creator: DUARTE, Paula Daniela Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: PALÁCIOS, Flávia Olegário
Issue Date: 7-Oct-2019
Citation: DUARTE, Paula Daniela Alves. Proposta de estudo iconográfico dos vitrais da Basílica Santuário de Nazaré. Orientadora: Flávia Olegário Palácios. 2019. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Faculdade de Artes Visuais, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2197. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem por objetivo propor descrição iconográfica dos vitrais existentes na igreja Basílica de Nazaré e sugerir um roteiro museológico utilizando os vitrais, pois são notórias em mediações a escassez ou a total falta de conhecimento sobre os vitrais. A pesquisa parte da observação da necessidade de salvaguardar o objeto de estudo, pois durante a pesquisa observou fatores como o desconhecimento do próprio quantitativo e ao trato inadequado a esse tipo de acervo. Ao longo dos capítulos deste estudo, são apresentados alguns pontos como a origem da principal matéria-prima dos vitrais, o vidro, mostrando pontos específicos de etapas até o possível surgimento dos vitrais, interligando períodos da História da Arte com foco no estilo românico e gótico. A Basílica Santuário de Nazaré foi elencada devido ao acervo de 57 vitrais e possuir funções de mediações ofertadas pela própria Basílica. Processos museológicos foram aplicados desde sua classificação, documentação e exposição realizando então processo de musealização, complementando com o estudo iconográfico dos vitrais, etapas necessárias para mostrar a potencialidade museológica dos vitrais que são capazes de transmitir conhecimento, atrativo, comunicação e contemplação.
Abstract: The present study has as its goal to propose an iconographic description of the stained glass windows present in the Basilica of Nazaré church, and to suggest a museological guide that incorporates them, since they are noteworthy in mediations where there is a lack or total absence of knowledge about stained glass. This research paper comes from observing the necessity of preserving this object of study, for during our research some aspects like unfamiliarity with the reference and inadequate care were observed. Throughout the chapters of this study, we present some facts about the origins of the main raw material involved, glass, explaining specific points of the stages of developing the stained glass, and interconnecting periods of Art History with a focus on the Romantic and Gothic styles. The Basilica Sanctuary of Nazaré was chosen because of its collection of 57 stained glass windows and for the services of mediation offered by the Basilica itself. Museological processes were applied from their classification, documentation, and exhibition, up to the process of musealization, and were complemented by the iconographic study of the windows; all steps necessary to demonstrate the museological potential of the stained glass windows, which are able to impart knowledge, attraction, communication, and contemplation.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
Keywords: Vitrais
Iconografia
Basílica Santuário de Nazaré
Musealização
Roteiro
Stained glass
Iconography
Basilica of Sanctuary of Nazareth
Musealization
Script
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Museologia - FAV/ICA

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