Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2165
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1COSTA, Luiz Tadeu da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5300479682462031pt_BR
dc.contributor.advisor-co1PALÁCIOS, Flávia Olegário-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8614368897751867pt_BR
dc.creatorFRAIHA, Suzete Montalvão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3255103194657087pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-10T13:23:09Z-
dc.date.available2019-10-10T13:23:09Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.citationFRAIHA, Suzete Montalvão. Os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal. Orientador: Luiz Tadeu da Costa; Coorientadora: Flávia Olegário Palácios. 2018. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Faculdade de Artes Visuais, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2165. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2165-
dc.description.abstractThe present work has as object of research the iron grids and ornaments of the School Gentil Bittencourt, that during the construction of the building were imported in the great majority to compose the architectonic set as structural and ornamental elements of the building. This study aims to understand the fact that the museum establishes a relationship between patrimony, space and the student community, to investigate the student community's understanding of patrimony, to suggest strategies for educational actions through museum education, from the creation of a museological circuit of knowledge of the object of this study to become known and awaken feeling of belonging and preservation of heritage. During the stages of this research are presented the historical studies about the College and the iron grids and the study of public. It was created a script of knowledge of the expository points of each cultural object with technical description of the material and elaboration of an illustrative folder as a mediation grant. The educational museological actions proposed in this study are the processes used for the knowledge and valuation of the cultural object as historical and museological potential.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de pesquisa os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt que durante a construção do prédio foram importados na grande maioria para compor o conjunto arquitetônico como elementos estruturais e ornamentais do edifício. Este estudo tem como objetivo compreender o fato museal que se estabelece na relação entre o patrimônio, o espaço e a comunidade estudantil, investigar qual o entendimento que a comunidade estudantil possui com relação ao bem patrimonial, sugerir estratégias de ações educativas por meio da educação museal, a partir da criação de um circuito museológico de conhecimento do objeto deste estudo para tornar-se conhecido e despertar sentimento de pertencimento e preservação do patrimônio. Durante as etapas desta pesquisa são apresentados os estudos históricos sobre o Colégio e os gradis de ferro e o estudo de público. Criou-se um roteiro de conhecimento dos pontos expositivos de cada bem cultural com descrição técnica do material e elaboração de um folder ilustrativo como subsidio para mediação. As ações educativas museológicas propostas neste estudo são os processos utilizados para o conhecimento e valorização do objeto cultural como potencial histórico e museológico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2019-10-10T13:23:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_GradisOrnamentosFerro.pdf: 3092274 bytes, checksum: 04c7299f3e0b9cb1a6a331a4c91a5eed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-10T13:23:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_GradisOrnamentosFerro.pdf: 3092274 bytes, checksum: 04c7299f3e0b9cb1a6a331a4c91a5eed (MD5) Previous issue date: 2018-12-04en
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectColégio Gentil Bittencourtpt_BR
dc.subjectEducação musealpt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectGradis e ornamentos de ferropt_BR
dc.subjectMuseum educationpt_BR
dc.subjectPatrimonypt_BR
dc.subjectIron grids and ornamentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
dc.titleOs gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação musealpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Curso de Museologia - FAV/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GradisOrnamentosFerro.pdf3,02 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons