Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2165
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal
metadata.dc.creator: FRAIHA, Suzete Montalvão
metadata.dc.contributor.advisor1: COSTA, Luiz Tadeu da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: PALÁCIOS, Flávia Olegário
Issue Date: 4-Dec-2018
Citation: FRAIHA, Suzete Montalvão. Os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal. Orientador: Luiz Tadeu da Costa; Coorientadora: Flávia Olegário Palácios. 2018. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Faculdade de Artes Visuais, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2165. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objeto de pesquisa os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt que durante a construção do prédio foram importados na grande maioria para compor o conjunto arquitetônico como elementos estruturais e ornamentais do edifício. Este estudo tem como objetivo compreender o fato museal que se estabelece na relação entre o patrimônio, o espaço e a comunidade estudantil, investigar qual o entendimento que a comunidade estudantil possui com relação ao bem patrimonial, sugerir estratégias de ações educativas por meio da educação museal, a partir da criação de um circuito museológico de conhecimento do objeto deste estudo para tornar-se conhecido e despertar sentimento de pertencimento e preservação do patrimônio. Durante as etapas desta pesquisa são apresentados os estudos históricos sobre o Colégio e os gradis de ferro e o estudo de público. Criou-se um roteiro de conhecimento dos pontos expositivos de cada bem cultural com descrição técnica do material e elaboração de um folder ilustrativo como subsidio para mediação. As ações educativas museológicas propostas neste estudo são os processos utilizados para o conhecimento e valorização do objeto cultural como potencial histórico e museológico.
Abstract: The present work has as object of research the iron grids and ornaments of the School Gentil Bittencourt, that during the construction of the building were imported in the great majority to compose the architectonic set as structural and ornamental elements of the building. This study aims to understand the fact that the museum establishes a relationship between patrimony, space and the student community, to investigate the student community's understanding of patrimony, to suggest strategies for educational actions through museum education, from the creation of a museological circuit of knowledge of the object of this study to become known and awaken feeling of belonging and preservation of heritage. During the stages of this research are presented the historical studies about the College and the iron grids and the study of public. It was created a script of knowledge of the expository points of each cultural object with technical description of the material and elaboration of an illustrative folder as a mediation grant. The educational museological actions proposed in this study are the processes used for the knowledge and valuation of the cultural object as historical and museological potential.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
Keywords: Colégio Gentil Bittencourt
Educação museal
Patrimônio
Gradis e ornamentos de ferro
Museum education
Patrimony
Iron grids and ornaments
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Museologia - FAV/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GradisOrnamentosFerro.pdf3,02 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons