Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2152
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação de jovens e adultos/EJA: diálogos do estágio de docência na EJA, com o projeto pedagógico do curso/PPC de pedagogia e as implicações na formação docente
Other Titles: Youth and Adult Education / EJA: dialogues of the teaching internship in EJA, with the pedagogical project of the pedagogical course / PPC and the implications for teacher education
metadata.dc.creator: SANTANA, Maria Eduarda Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: NASCIMENTO, Eula Regina Lima
Issue Date: 24-Jun-2019
Citation: SANTANA, Maria Eduarda Pereira. Educação de jovens e adultos/EJA: diálogos do estágio de docência na EJA, com o projeto pedagógico do curso/PPC de pedagogia e as implicações na formação docente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2152. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho abordamos a Educação de Jovens e Adultos, fazemos um diálogo com o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. A investigação tem como problema de pesquisa: qual o lugar da Educação de Jovens e Adultos no diálogo com o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia? O estudo de abordagem qualitativa, teve como instrumentos de coleta de dados: o relatório do estágio de docência na EJA, duas entrevistas com sujeitos da EJA; e o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. A unidade de ensino na qual ocorreu o Estagio foi a Escola Municipal Madre Maria Viganó, no município de Castanhal – Pará. Os autores que favorecem o diálogo sobre EJA foram: Freire (1996), Gadotti (2011), Haddad (2009), sobre Estagio Supervisionado: Pimenta e Lima (2009). Os resultados apontam a existência do lugar da EJA no curso de pedagogia, lugar que favorece para a afirmação; a visibilidade da relação teoria- prática, no âmbito do Estágio de docência na EJA e no diálogo como o PPC do Curso de Pedagogia. No estudo ficou evidenciado a aproximação teórico/prática que possibilita diversas implicações do Estágio de Docência em EJA, na Formação docente do graduando, no diálogo com o PPC, tais como: a compreensão da complexidade existente no exercício da prática docente na EJA; a presença da singularidade e a diversidade na EJA; o papel da necessidade de práticas pedagógicas comprometidas com uma concepção humanizadora na EJA, com a afetividade; esses dados foram evidenciados, entre docente e discentes na sala de aula, na escola estagiada. Também, foi possível caracterizar as limitações do lugar da EJA no PPC tais como: a questão da carga horária do Estágio em EJA, que poderia ser ampliada; a ausência de uma disciplina especifica sobre EJA, capaz de fundamentar o Estágio no PPC; a dificuldade de estagiar em turmas de EJA, pelo número de turmas reduzidos, para incluir todos os graduandos em formação da UFPA e outras instituições e o fato da oferta ser realizada apenas no horário noturno.
Abstract: In this work we approach the Education of Young and Adults. The research has as a research problem: what is the place of Youth and Adult Education, in the dialogue with the Pedagogical Project of the Pedagogy Course? The study of qualitative approach had as instruments of data collection: the report of the teaching experience in the EJA, two interviews with subjects of the EJA; and the Pedagogical Project of the Pedagogy Course. The authors who favored the dialogue on EJA were: Freire (1996) Gadotti (2011), Haddad (2009) on Supervised Internship : Pimenta and Lima (2009). The results indicate the existence of the place of the EJA in the course of pedagogy, a place that favors the affirmation; the visibility of the theory-practice relationship, in the scope of the Teaching Internship in the EJA and in the dialogue as the PPC of the Pedagogy Course. In the study, the theoretical / practical approach was demonstrated that allows for several implications of the Teaching Internship in EJA, in the teacher training of the student, in the dialogue with the PPC, such as: the comprehension of the complexity in the practice of teaching practice in the EJA; the presence of singularity and diversity in the EJA; the role of the need for pedagogical practices committed to a humanizing conception in the EJA, with affectivity; these data were evidenced, between teacher and students in the classroom, in the internship school. Also, it was possible to characterize the limitations of the place of the EJA in the PPC such as: the question of the workload of the Internship in EJA, that could be extended; the absence of a specific discipline on EJA, able to substantiate the Stage in the PPC; the difficulty of traineeships in EJA classes, by the number of reduced classes, to include all undergraduates in formation at UFPA and other institutions and the offer data to be made only at night time.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Educação de adultos
Professores - Formação
Adult education
Teachers, Training of
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoJovensAdultos.pdf769,79 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons