Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2150
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico
Other Titles: The challenges in literacy: from the foundations to pedagogical practice
metadata.dc.creator: ARAÚJO, Claudiane Nunes
metadata.dc.contributor.advisor1: AMARAL, Assunção José Pureza
Issue Date: 28-Feb-2019
Citation: ARAÚJO, Claudiane Nunes. Os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2150. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo refletir e analisar os desafios presentes na alfabetização, buscando referendar os pressupostos teóricos aprofundados por Ferreiro e Teberosky (1999), Cagliari (2006, 2009), Magda Soares (2010), Kramer (2010), Mendonça (2011), Morais (2012), relacionando-os às afirmativas sobre práticas e conceitos de alguns alfabetizadores que atuam no primeiro ano do ensino fundamental no município de Castanhal-Pa. A pesquisa de campo foi realizada com vinte e cinco alfabetizadoras, com aplicação de questionário estruturado a partir de nove perguntas semiabertas. As afirmativas versavam sobre tendências e práticas de alfabetização que buscavam situar o docente em três momentos históricos da alfabetização no Brasil: as concepções tradicionais; a “desinvenção” da alfabetização e a “reinvenção” da alfabetização. Foi possível analisar a partir do questionário aplicado aos professores, os fundamentos e as práticas pedagógicas evidenciadas na alfabetização na Rede Municipal de Educação de Castanhal-PA.
Abstract: The present work aims at reflecting and analyzing the challenges of literacy, seeking the theoretical underpinnings of Ferreira and Teberosky (1999), Cagliari (2006, 2009), Magda Soares (2010), Kramer (2010) and Mendonça (2011). ), Morais (2012), relating the practices about practices and concepts of some literacy teachers who work in the first year of primary education in the municipality of Castanhal-Pa. A field survey was carried out with twenty-five literacy teachers, using a structured model from nine semi-open questions. The statements were about the tendencies and practices of literacy in Brazil: as basic concepts; a "disincentive" of literacy and a "reinvention" of literacy. It was possible to analyze from the previous date for the foundations and the pedagogical practices evidenced in literacy in the Municipal Network of Education of Castanhal-PA.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Alfabetização
Prática de ensino
Literacy
Student teaching
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DesafiosAlfabetizacaoFundamentos.pdf506,99 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons