Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2145
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Avaliação do uso do software educacional Gcompris: uma abordagem da interação humano-computador para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola pública de Castanhal/PA
Other Titles: Evaluation of the use of Gcompris educational software: an approach of human-computer interaction for the teaching and learning of mathematics in elementary school in a public school in Castanhal / PA
metadata.dc.creator: SILVA, Marcela Teixeira da
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Daniel da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5378-2737
metadata.dc.contributor.advisor-co1: PIRES, Yomara Pinheiro
Issue Date: 26-Nov-2018
Citation: SILVA, Marcela Teixeira da. Avaliação do uso do software educacional Gcompris: uma abordagem da interação humano-computador para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola pública de Castanhal/PA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2145. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: As ferramentas digitais tornaram-se grandes aliadas no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo, nas disciplinas que demandam o conhecimento em matemática. Dessa forma, projetos que objetivam incentivar a utilização de tecnologias para apoiar a inclusão digital estão sendo utilizados em escolas da rede pública de ensino do nosso país. É o caso do Linux Educacional, fomentado pelo Ministério da Educação – MEC, como forma de minimizar a exclusão social e garantir o acesso à informação e outros benefícios tecnológicos. A partir de subsídios teóricos de Abreu (2010), Canny (2006), Gladcheff (2001), Nielsen (2012), Vigotsky (1987), entre outros, temos como objetivo desenvolver uma investigação acadêmica, de forma a analisar as transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico nas áreas de informação e comunicação na sociedade; possibilidades e desafios de uma educação acompanhada de tecnologias; a Interação Humano-Computador (IHC) para potencializar a relação de usuários e tecnologias educacionais na sala de aula. Para tanto, por meio de uma abordagem quanti-qualitativa, nos apropriamos de instrumentos de coletas de dados como a observação sistemática e questionários. Assim, realizamos um estudo de caso em uma escola municipal do município de Castanhal - Pará, localizado a 64 km da capital paraense, contrapondo processos educacionais tradicionais as atividades foram desenvolvidas por meio da ferramenta educacional GCompris. Nesse sentido, esta pesquisa pôde apresentar uma leitura docente favorável ao software educacional, bem como, desvelar sobre o diferencial positivo de desempenho dos educandos que tiveram momentos de aprendizagem via tecnologias educacionais.
Abstract: The digital tools have become a great ally in the process of teaching and learning, especially in the disciplines that demand knowledge in mathematics. Thus, projects that aim to encourage the use of technologies to support digital inclusion are being used in public schools in our country. This is the case of Linux Educacional, promoted by the Ministry of Education (MEC), as a way of minimizing social exclusion and guaranteeing access to information and other technological benefits. From the theoretical subsidies of Abreu (2010), Canny (2006), Gladcheff (2001), Nielsen (2012), Vigotsky (1987), among others, we aim to develop this academic research, in order to analyze the transformations resulting from technological development in the areas of information and communication in society; possibilities and challenges of an education accompanied by technologies; Human-Computer Interaction (HCI) to enhance the relationship of users and educational technologies. To do so, through a quantiqualitative approach, we appropriate data collection instruments such as systematic observation and questionnaires. Thus, we carried out a case study in a municipal school in the municipality of Castanhal - Pará, located 64 km from the capital of Para, contrasting traditional educational processes with activities developed through the educational tool GCompris. In this sense, this research was able to present a teaching reading favorable to educational software, as well as to reveal about the positive differential of performance of learners who had moments of learning through educational technologies.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Tecnologia educacional
Ensino
Aprendizagem
Matemática
Castanhal (PA)
Educational technology
Teaching
Learning
Mathematics
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Sistemas de Informação - CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AvalicaoUsoSoftware.pdf2,37 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons