Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2132
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Calçando estratégias lúdicas: jogos, brinquedos e brincadeiras indutores para o ensino-aprendizado do sapateado na faixa etária de 7 a 10 anos
metadata.dc.creator: MOTA, Thais Malato
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de
Issue Date: 14-Dec-2018
Citation: MOTA, Thais Malato. Calçando estratégias lúdicas: jogos, brinquedos e brincadeiras indutores para o ensino-aprendizado do sapateado na faixa etária de 7 a 10 anos. Orientadora: Maria Ana Azevedo de Oliveira. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2132. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo propor estratégias lúdicas indutoras para o ensino-aprendizado do sapateado norte americano, por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras. O lócus da pesquisa foi a igreja projeto vida, no bairro da Terra Firme, Belém/PA. Participaram oito crianças na faixa etária de 7 a 10 anos. Trago para esta pesquisa como teoria de base a psicomotricidade, a partir dos teóricos, Alves (2008) e Gallahue e Ozmum (2005), cujos estudos tratam do desenvolvimento da criança e abordam sobre os aspectos psicomotores, considerando a coordenação motora, a percepção rítmica, o equilíbrio, a lateralidade, para o desenvolvimento motor, psico-social e afetivo da criança. Na área da ludicidade utilizo a autora Andrade (2013), cujos estudos voltam-se para a importância do jogar e do brincar. Dos estudos do sapateado trago a obra Sapateado: Vivências na Universidade, das autoras Teixeira (2016) e Oliveira (2016), cujos estudos abordam as possibilidades de ensino e traçam estratégias metodológicas. A metodologia desenvolvida direciona-se para a pesquisa-ação em abordagem qualitativa descritiva. Como resultado final apresento nove estratégias lúdicas como indutoras para o ensino do sapateado, por meio da ludicidade.
Abstract: This course conclusion work aimed to propose inducing playful strategies for teaching-learning the north american tap dance through games, toys and frolic. The locus of this research was Igreja Projeto Vida, located in the neighborhood of Terra Firme, Belém / PA. Eight children aged 7 to 10 years participated. Bring to this research based theory psychomotor, from the theorists, Alves (2008) and Gallahue and Ozmum (2005), whose studies dealing with the childs‟s development and approach on the psychomotor aspects, considering the motor coordination, the rhythmic perception, the balance, the laterality, for the motor, psycho-social and affective development of the child. In the area of playfulness was used the author Andrade (2013), whose studies turn to the importance of game and play. From the tap dance studies I bring the literary work ‟Sapateado: Vivências na Universidade‟‟, by the authors Teixeira (2016) and Oliveira (2016), whose studies approach teaching possibilities and outline methodological strategies. The methodology developed is directed towards action research in a qualitative descriptive approach. As a final result was presented nine playful strategies as inductors for the teaching of tap dance, through the playfulness.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Dança - Estudo e ensino
Dança na educação
Sapateado
Psicomotricidade
Jogos infantis
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CalcandoEstrategiasLudicas.pdf1,85 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons