Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2131
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Dança e infância: análise da percepção da dança com crianças no Sistema Integrado de Educação e Cidadania (SIEC)
metadata.dc.creator: COSTA, Nágela Shirlene Campos da
metadata.dc.contributor.advisor1: ANDRADE, Simei Santos
Issue Date: 19-Dec-2018
Citation: COSTA, Nágela Shirlene Campos da. Dança e infância: análise da percepção da dança com crianças no Sistema Integrado de Educação e Cidadania (SIEC). Orientadora: Simei Santos Andrade. 2018. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2131. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de percepção da dança para crianças da Educação Infantil do Sistema Integrado de Educação e Cidadania (SIEC), buscando mostrar como se dá tal processo e seus aspectos significativos na vida das crianças. O referencial teórico-metodológico centrou-se numa pesquisa de abordagem qualitativa com foco na pesquisa-ação, analisando a aprendizagem da criança a partir de um entendimento de como a dança pode contribuir para o crescimento da consciência crítica dessas crianças, e como elas entendem a dança e sua importância em suas vidas. Os instrumentos de pesquisa utilizados estão embasados na ludicidade por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras contidos nas atividades de vivências rítmicas, com a utilização de materiais (pandeiros, tecido e desenhos) de brinquedos cantados. Os interlocutores do estudo foram 10 (dez) crianças, na idade de 6 anos, matriculadas no Sistema Integrado de Educação e Cidadania (SIEC). O lócus da investigação é a EEF SIEC, localizado no bairro Batista Campos, em Belém/PA. As conclusões do estudo mostraram que através da dança as crianças podem aumentar seus campos de conhecimentos, suas expressividades e sua percepção corporal, bem como se possibilita que tenham uma visão mais crítica da realidade social na qual estão inseridas.
Abstract: The purpose of this study is to analyze the process of perception of dance for children in the Integrated System of Education and Citizenship (SIEC). The aim of this study was to show how this process of perception, its significant aspects in the children 's life, is perceived. The theoretical-methodological framework focused on a qualitative research focusing on action research, analyzing the child's learning process from an understanding of how dance can contribute to the growth of critical awareness of these children and how they understand the dance and its importance in their lives. The research instruments used are based on playfulness through games, toys and games contained in the activities of rhythmic experiences, with the use of materials (chords, hula hoops, elastics, drawings, stories) of sung toys. The study partners are 10 (ten) children, at the age of 6, enrolled in the Integrated Education and Citizenship System (SIEC). The locus of the investigation is the SIF SIF, located in the Batista Campos neighborhood in Belém/PA. The findings of the study showed that through dance, children can increase their fields of knowledge, their expressiveness and their body perception, as well as enable them to have a more critical view of the social reality that is inserted.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Dança - Estudo e ensino
Dança na educação
Dança - Educação infantil
Jogos educativos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DancaInfanciaAnalise.pdf1,46 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons