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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Dançando de salto: experimentações coreográficas da dança stiletto no Grupo 2k Dance sob o olhar da etnocenologia
metadata.dc.creator: ALBUQUERQUE, Ana Abigail Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de
Issue Date: 2018
Citation: ALBUQUERQUE, Ana Abigail Gomes de. Dançando de salto: experimentações coreográficas da dança stiletto no Grupo 2k Dance sob o olhar da etnocenologia. Orientadora: Maria Ana Azevedo de Oliveira. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2128. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso versa sobre a análise de experimentações coreográficas da dança Stiletto no grupo 2KDance, de Ananindeua - Pará. O praticante da dança Stiletto realiza movimentações corporais que ressaltam a sensualidade, tendo como característica o uso do sapato de salto durante a coreografia. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter investigativo de natureza qualitativa. Para analisar o fenômeno utilizado como base teórica-metodológica a Etnocenologia, dos estudos de Pradier (1999) para o diálogo do corpo, por meio do estado alterado, o que potencializa a sensualidade e a espetacularidade da dança. Para discorrer sobre o surgimento desse gênero de dança utilizo a autora Foglia (1997) que mostra que o surgimento do Stiletto veio da união das danças urbanas, com outros gêneros, além do uso do salto alto. Utiliza outros autores como Medina (2008) sobre dança e Garcia e Haas (2003). Como resultado final analiso as experimentações coreográficas da dança Stiletto no Parque da Residência, em Belém do Pará, com o grupo 2K Dance.
Abstract: This work of conclusion of course is about the analysis of choreographic experiments of the Stiletto dance in the group 2KDance, Ananindeua - Pará. The Stiletto dance performer realizes corporal movements that emphasize the sensuality, having as characteristic the use of the shoe of jump during the choreography. This is a descriptive research of investigative nature of a qualitative nature. To analyze the phenomenon used as a theoretical-methodological basis for ethnocenology, from the studies of Pradier (1999) for dialogue of the body, through the state of the altered, which potentiates the sensuality and spectacularity of dance. To discuss the emergence of this dance genre, I use the author Foglia (1997) which shows that Stiletto's emergence came from the union of urban dances, with other genres besides the use of high heels. It uses other authors like Medina (2008) on dance and Garcia and Havas (2003). As a final result I analyze choreographic experiments of the Stiletto dance in the Residence Park, in Belém do Pará, with the group 2K Dance.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Dança contemporânea
Coreografia (Dança)
Etnocenologia
Stiletto (Dança)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

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