Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2118
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Concepções de professores sobre a relação entre a afetividade e o ensino-aprendizagem na educação infantil: um estudo com os docentes da escola Ir. Maria das Neves em Inhangapi-PA
Other Titles: Teachers' conceptions about the relationship between affectivity and teaching-learning in early childhood education: a study with teachers at Sr. Maria das Neves school in Inhangapi-PA
metadata.dc.creator: SILVA, André Anderson Lima da
metadata.dc.contributor.advisor1: RIBEIRO, Madison Rocha
Issue Date: 23-Jul-2019
Citation: SILVA, André Anderson Lima da. Concepções de professores sobre a relação entre a afetividade e o ensino-aprendizagem na educação infantil: um estudo com os docentes da escola Ir. Maria das Neves em Inhangapi-PA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2118. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo apresentar as concepções dos docentes sobre a relação entre a afetividade e o ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Essa discussão é de fundamental importância pois a afetividade faz parte da prática pedagógica do professor na Educação Infantil. Dentro deste contexto, a afetividade pode ser compreendida como sentimentos construídos através das trocas de experiências entre o ser humano, onde essas experiências afetivas contribuem para a formação da autoestima, das sensações e das relações entre as pessoas. O trabalho está fundamentado em uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo sido desenvolvido por meio de uma pesquisa de campo, do tipo descritiva. Para a discussão da realidade investigada o estudo utiliza as contribuições teóricas de autores como: Borba (2015), Piaget (1995), Wallon (2010), Saltini (2008), Vigotsky (2001), entre outros. A pesquisa de campo ressalta a importância que a afetividade tem na Educação Infantil, pois através de observações analisou-se especificamente, a concepção dos professores de uma escola de educação infantil sobre a relação da afetividade com o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Considerando a discussão dos resultados, a pesquisa constatou que os profissionais da Educação Infantil acreditam e utilizam experiências afetivas na escola, o que, segundo eles, tem contribuido significativamente para o desenvolvimento integral da criança, tendo em vista que oportuniza vivências oriundas de emoções, sentimentos, paixões acompanhadas da impressão do prazer e desprazer, ou seja, através das interações no contexto educacional, verifica-se o depertar de sentimentos como: cooperação, tolerância, amizade, solidariedade, assim como raiva, frustração, tristeza. Enfim, esta pesquisa mostrou que o professor, para atender as expectativas em sala de aula, deve procurar desenvolver práticas pedagógicas diferencidas e capacitação profissional, afim de possibilitar a construção de uma aprendizagem significativa na criança.
Abstract: The present work aimed to present the conceptions of teachers about the relationship between affectivity and teaching-learning in early childhood education. This discussion is of fundamental importance because affectivity is part of the teacher's pedagogical practice in early childhood education. Within this context, affectivity can be understood as feelings constructed through the exchange of experiences between human beings, where these affective experiences contribute to the formation of self-esteem, feelings and relationships between people. The work is based on a qualitative research approach, having been developed through a descriptive field research. For the discussion of the investigated reality the study uses the theoretical contributions of authors such as: Borba (2015), Piaget (1995), Wallon (2010), Saltini (2008), Vigotsky (2001), among others. The field research emphasizes the importance that the affectivity has in the kindergarten, because through observations it was analyzed specifically, the conception of the teachers of a kindergarten about the relation of the affectivity with the process of development and learning of the child. Considering the discussion of the results, the research found that the preschool professionals believe and use affective experiences at school, which, according to them, has significantly contributed to the integral development of the child, considering that it provides experiences from emotions, feelings. , passions accompanied by the impression of pleasure and displeasure, that is, through interactions in the educational context, there is the awakening of feelings such as cooperation, tolerance, friendship, solidarity, as well as anger, frustration, sadness. Finally, this research showed that the teacher, in order to meet expectations in the classroom, should seek to develop differentiated pedagogical practices and professional training in order to enable the construction of meaningful learning in children.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Educação infantil
Aprendizagem
Ensino
Inhangapi (PA)
Child education
Learning
Teaching
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ConcepcoesProfessoresRelacao.pdf460,62 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons