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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Acessibilidade física na ufpa: diretrizes urbanas para deslocamentos pedonais acessíveis
Other Titles: Physical Accessibility at UFPA: urban guidelines for affordable pedestrian movements
metadata.dc.creator: SILVA, Rafael William Souza da
metadata.dc.contributor.advisor1: CARDOSO, Ana Cláudia Duarte
Issue Date: 19-Aug-2019
Citation: SILVA, Rafael William Souza da. Acessibilidade física na UFPA: diretrizes urbanas para deslocamentos pedonais acessíveis. 2019. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em:https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2104 . Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Um segmento de blocos de construção simples implantados em grandes glebas afastadas dos centros urbanos, sob um zoneamento que separava abruptamente o ensino da pesquisa, as aulas teóricas das práticas, e a graduação da pós-graduação. No Brasil, os campi e cidades universitárias possuem características que refletem os ideais de educação e de desenvolvimento em sua época de construção, mas que produziram consequências quanto ao deslocamento no ambiente do campus, ao uso da terra, à infraestrutura. Com a busca atual de uma educação e de uma sociedade mais inclusiva, o modelo empreendido nessas cidades universitárias se mostra insuficiente. A Cidade Universitária José da Silveira Netto, sede da Universidade Federal do Pará em Belém, é exemplo dessa dissonância. Mesmo com uma promoção de melhorias da infraestrutura viária nos últimos anos, verifica-se que tais esforços não solucionam completamente a questão da acessibilidade por não abrigarem uma prática de planejamento, desenho e gestão urbana. Com base nessa problemática, elaboram-se estudos quanto à malha de passarelas e calçadas e de usos, além de pesquisa bibliográfica e coleta de dados, que objetivam a produção de diretrizes de acessibilidade pedonal para que seja discutida e implementada pela UFPA.
Abstract: A segment of simple building blocks set up in large lands far from urban centers, beneath a zoning that abruptly separated teaching from research, theory from practice, and graduate from undergraduate. In Brazil, college campuses have characteristics that reflect the ideals of education and development in their time of construction, but they have produced consequences for mobility into the campus, land use, and infrastructure. Down the current effort for an inclusive education and inclusive society as a whole, the model undertaken in these college campuses proves to be insufficient. The campus José da Silveira Netto, head office of the Federal University of Pará in Belém, northern Brazil, is an example of this dissonance. Even with a promotion of road infrastructure improvements in recent years, it occurs that such efforts do not completely address the issue of accessibility by not enclosing a practice of urban planning, design and management. Due to this issue, it will be drawn up studies about walkways and sidewalks network and land uses at the campus, as well as bibliographic research and data collection, which aim to produce a guideline for pedestrian accessibility in order to be discussed and implemented by the University.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO
Keywords: Acessibilidade
Campus universitário
Calçada
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU/ITEC

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