Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/21
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O comportamento no processo de busca da informação por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação: um estudo de caso sobre os discentes da Faculdade de Biblioteconomia no Estado do Pará
metadata.dc.creator: PIRES, Erik André de Nazaré
metadata.dc.contributor.advisor1: COSTA, Elisangela Silva da
Issue Date: 6-Mar-2012
Citation: PIRES, Erik André de Nazaré. O comportamento no processo de busca da informação por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação: um estudo de caso sobre os discentes da Faculdade de Biblioteconomia no Estado do Pará. Orientadora: Elisangela Silva da Costa. 2012. 130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/21. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Aborda as relações entre o comportamento durante o procedimento de busca informacional e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), tratadas numa perspectiva interdisciplinar no contexto da graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Objetiva em termos gerais investigar como os alunos da graduação em Biblioteconomia realizam as suas pesquisas acadêmicas, averiguando se há êxito nos resultados obtidos, focalizando, em especial, o acesso a textos acadêmicos, para a leitura e produção textual desses discentes, que se encontram em processo de formação profissional; e, em termos específicos: a) traçar o perfil pertinente ao comportamento dos discentes de Biblioteconomia no uso de tais ferramentas tecnológicas, para a recuperação da informação, em especial no que se refere à utilização de periódicos eletrônicos como valorosas fontes de informação científica; b) verificar o hábito de leitura acadêmica por parte dos discentes; c) coletar uma quantidade considerável de periódicos científicos na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação para fomentar à leitura e auxílio no processo de recuperação da informação; d) apontar os passos para a realização de uma Avaliação de Fontes de Informação no segmento virtual com proficiência. Desenvolveram-se os procedimentos metodológicas em duas etapas: na primeira com a pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como Kuhlthau (1991; 1999; 2004 e 2005), Castells (1999; 2002), Wilson (1997; 1999; 2000 e 2006) e abrangendo contribuições de outros pensadores sobre a temática abordada. Na segunda etapa, realizou-se um estudo exploratório e descritivo de abordagem quali-quantitativa, com aplicação de questionário contendo perguntas fechadas, abertas e híbridas. Constatou-se que os discentes apresentaram desempenho satisfatório no processo de busca informacional. Finaliza entendendo que o comportamento de busca da informação e as TIC‟s são componentes essenciais na formação do bibliotecário, sobretudo num contexto de produção e de reprodução de informações/textos em ambientes digitais, o que aponta para a construção de novos hábitos de leitura fundamentados no uso dos recursos tecnológicos disponíveis no século XXI.
Abstract: It approaches the relationships between the during the search procedure information and the Technologies of Information and Communication (TIC's), treated in an interdisciplinary perspective in the context of the Library Science graduation at Universidade Federal do Pará (UFPA). It has as objective at in general terms to investigate as the Library Science graduation students accomplish their academic researches, discovering if there is success in the obtained results, focalizing, especially, the access to academic texts, for the reading and textual production of those students, that are in process of professional formation; and, in specific terms: a) to trace the pertinent profile to the behavior of the Library Science graduation students in the use of such technological tools, for the recovery of the information, especially in it refers the use of electronic journals as valiant sources of scientific information; b) to verify the habit of academic reading on the part of the students; c) to collect a considerable amount of scientific newspapers in the area of Library Science of the Information to foment to the reading and aid in the process of information retrieval; and to point the steps for the accomplishment of an Evaluation of Information Sources in the virtual segment with proficiency. They grew the methodological procedures in two stages: in the first phase with the bibliographical research, based in authors as Kuhlthau (1991; 1999; 2004 e 2005), Castells (1999; 2002), Wilson (1997; 1999; 2000 e 2006) and embracing other thinkers' contributions on the thematic approached. In the second stage, it took place an exploratory and descriptive study, of quali-quantitative approach, with questionnaire application containing questions closed, open and hybrid. It was verified that the students presented satisfactory acting in the process of information search. It concludes understanding that the behavior of search of the information and TIC's are component essential in the librarian's formation, above all in a production context and of reproduction of information / texts in digital atmospheres, what appears for the construction of new reading habits based in the use of the available technological resources in the 21st Century.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Comportamento informacional
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)
Estudantes universitários
Biblioteconomia
Universidade Federal do Pará (UFPA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ComportamentoProcessoBusca.pdf1,37 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons