Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2030
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Metodologias geofísicas e hidrogeoquímicas aplicadas à prospecção de água subterrânea em ambiente de intrusão Salina na vila de Algodoal-PA
metadata.dc.creator: MEDEIROS, Allex Raiol Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor1: ALVES, José Geraldo das Virgens
Issue Date: 2008
Citation: MEDEIROS, Allex Raiol Cardoso. Metodologias geofísicas e hidrogeoquímicas aplicadas à prospecção de água subterrânea em ambiente de intrusão Salina na vila de Algodoal-PA. Orientador: Jose Geraldo das Virgens Alves. 2008. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geofísica) - Faculdade de Geofísica, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2008. Disponível em:http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2030. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de prospecção de água subterrânea visou definir as áreas mais promissoras para a explotação de água subterrânea, livres da intrusão salina, através da correlação de metodologias geofísica e geoquímica, na Vila de Algodoal / Ilha de Maiandeua, local de grande importância e relevância pesqueira e turística do Nordeste do Estado do Pará. O método geofísico aplicados foi o eletromagnético, sistemas Slingram (EM34-3, Max Min I). Os perfis foram corridos ao longo das ruas transversais na direção NW-SE, com amostragem a cada 12,5 metros. Também, foram realizadas medidas in situ dos parâmetros físico-químicos, condutividade elétrica (μS/cm) e pH, além de coleta das águas dos poços para análise do teor de cloro (mg/L) em laboratório. Os resultados da correlação entre os dados, mostrados através de mapas de contorno, pseudo-seções e blocos-diagrama, indicam as zonas promissoras à explotação de água subterrânea e aquelas contaminadas pela água do mar.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOFISICA::SENSORIAMENTO REMOTO
Keywords: Geofísica
Água subterrânea
Intrusão salina
Método eletromagnético
Vila de Algodoal (PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Geofísica - FAGEOF/IG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MetodologiasGeofisicasHidrogeoquimica.pdf2,96 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons